Publicidade

Convite a quem nos visita

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Comentário à Missa do Próximo Domingo

“O Céu abriu-se e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corporal, como uma pomba.” Lc 16, 21
Baptismo do Senhor - Ressuscitar cada dia
10 de Janeiro 2010
Arrumamos com cuidado o presépio, assinalamos na agenda as datas especiais e aniversários, preparamos a mente e o coração para os dias de crise que todos prevêem. Do Jesus menino adorado pelos Magos saltamos com Ele para as águas do Jordão em que é baptizado. Como quase todos nós, ainda mal entrados na vida, logo a ser mergulhados na abundância de um amor imenso. E tantas vezes julgamos que isso foi há tanto tempo! Que do baptismo apenas ficaram as fotografias, a vela e o vestido!
E contudo o nosso baptismo, longe de qualquer ideia de magia, é um dinamismo de vida constante. Interpela a autenticidade do nosso viver, a grandeza dos nossos sonhos, a coragem nas dificuldades. Creio mesmo que é a sua força que nos leva a ressuscitar cada dia, como diz José Carlos Bermejo: “Cada vez que nos ‘pomos em pé’, ressuscitamos. Cada vez que conseguimos que triunfe a vida e o amor sobre qualquer forma de morte e li-mite humano, apostamos e experimentamos a ressurreição.”
Uma das mais profundas experiências de ressuscitar é a do perdão. Jesus é indicado por João Baptista como o Cordeiro que tira os pecados do mundo. Quer dizer, Aquele que perdoa! O que dá a possibilidade de curar as feridas, de reconstruir o que parecia condenado à morte, de manifestar a beleza, não de quem é perfeito, mas de quem pode aprender com os erros. Claro que o perdão é um longo caminho, e também passa pela morte, que o banho baptismal simboliza. A morte do orgulho e do egoísmo, a morte da auto-suficiência e das aparências, a morte dos limites postos ao amor e dos sonhos que não vão mais longe! E toda a morte dói muito!
Sim, em pequenos e grandes gestos somos capazes de morte, mas Jesus também nos vem confirmar que somos capazes de ressurreição. “Nascer de novo”, pela água e pelo Espírito, como escuta, no meio da noite, Nicodemos, não é algo distante de cada um de nós.
Agora chegou o momento de desperta da Noite do Natal e encetar pelo Ano Novo fora atitudes que promovam o bem para todos. Basta querer, porque, querer é poder.

1 comentário:

José Ângelo Gonçalves de Paulos disse...

Padre José Luís esta parte do Evangelho que Cristo diz a Nicodemos que é preciso nascer de novo, é, efectivamente, um convite muito bonito, que só os atrasados de cada tempo respondem tal como ele respondeu a Jesus se era necessário voltar ao ventre materno. O Baptismo que acredito não é o sacramento, cujo ritual, é dado a um recém-nascido. Mas sim, uma fé que se desenvolve mais tarde e que transforma num comportamento mais comprometido com Deus e com o Homem e já agora, com própria Natureza. Jesus foi baptizado na idade adulta. E eu defendo isso.Não obstante, os pais terem de educar os filhos desde meninos até onde eles quiserem permanecer na fé. E não na tradição familiar.