Publicidade

Convite a quem nos visita

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Futebol - Arte Sacra em campo

Quando David Beckham sobe aos relvados é mais do que um grande jogador que marca presença, é toda uma tela de arte sacra.
O fascínio dos jogadores de futebol pelas tatuagens já é bem conhecida, mas David Beckham, internacional inglês actualmente ao serviço do AC Milan tem a particularidade de ostentar tatuagens religiosas.
À imagem de um anjo da guarda, e de uma cruz alada, o jogador adicionou recentemente uma imagem ainda mais explícita. “Man of Sorrows” (Homem das Dores) foi a pintura que serviu de base para esta tatuagem, que mostra Cristo sentado sobre uma cruz deitada no chão, com as costas em sangue e a coroa de espinhos ainda sobre a cabeça. A imagem original é do artista católico inglês Matthew R. Brooks.
Mais discreta é a citação de O Cântico dos Canticos que o jogador partilha com a sua mulher Victoria, ex-membro das Spice Girls. Em hebraico pode ler-se “Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele apascenta o rebanho entre os lírios” (Cant. 6,3).
Beckham tem ainda várias outras tatuagens, incluindo o nome da sua mulher no alfabeto Hindi, e o dos seus três filhos, o mais novo dos quais nasceu em Espanha quando o jogador estava ao serviço do Real Madrid, e se chama Cruz.
Filipe d'Avillez, In Pastoral da Cultura

2 comentários:

Marcelino Teles disse...

O Raul Meireles também dvee ter alguma imagem de cristo tatuada, ou não?!
O que penso é que muitas destas tatuagens apenas se revelam à superfície da pele e para servir de montra para quem as vê. Mas, mais importante que isso, são as imagens gravadas no interior... no nosso pensamento.
Tatuagens, para mim, são como as palavras: leva-as o vento.

M Teresa Góis disse...

Se alguém pensar ao olhar as tatuagens do "pobrezinho" que ele é um "santo", não me admiraria...com o conceito de religião que grassa na plebe!!!
Abençoada liberdade, de conta bancária até, que permite tatuagens em TODOS os cantinhos.
Pergunto se será estético, mas pronto, se as pessoas são mais felizes assim....