Publicidade

Convite a quem nos visita

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Valor da amizade

A amizade é uma força maravilhosa, de efeitos tão surpreendentes que nem sabemos calcular o seu valor.
Chegam-nos por vezes algumas expressões de amizade, generosas e heróicas como esta ocorrida em campo de guerra:- O meu amigo não regressou do campo de batalha! - Disse um soldado ao seu comandante. Peço licença para ir buscá-lo. - Licença recusada! – Respondeu o oficial. Não quero que arrisques a vida por um homem que provavelmente estará morto.
O soldado desobedeceu e saiu em busca do companheiro. Regressou uma hora mais tarde, gravemente ferido, transportando o cadáver do seu amigo. O oficial, ao vê-lo, ficou furioso e disse: eu bem te disse que ele certamente teria morrido. Agora perdi dois homens. Achas que valeu a pena sair para trazer um cadáver? - Claro que valeu, respondeu o soldado ferido. Quando lá cheguei, ele estava ainda vivo e disse-me: Tiago, eu tinha a certeza de que tu virias…
Quantas amizades enfrentam a morte por um amigo! Quanto sofrimento suavizado por um amigo! Quantas lágrimas enxugadas por um abraço de um amigo! Quantas lutas vencidas com a ajuda de um amigo! Quanta felicidade criada por uma boa amizade! Quanta dor suavizada pela palavra, pela presença, mesmo silenciosa, de um amigo!Diz um ditado popular: “o melhor espelho é o olho do teu amigo”. Quantas vidas reorientadas, rectificadas e salvas pelo olhar de um amigo!
“Quando o caminho cansa, já não peço, meu amigo, que me fales, mas que me dês a mão” (Tagore). Quantos caminhos para a Arte, para a Literatura, para a Ciência, subidos com a ajuda da mão de um amigo!
Quantas vidas salvas, no desespero tenebroso do suicídio, pela luz e força de uma grande amizade.A amizade é tão importante em todas as horas, principalmente nas de sofrimento moral ou físico. Escreveu Pitágoras: “Antes de chamar o médico, chama o teu amigo”.
Mário Salgueirinho

3 comentários:

ValériaC disse...

Que lindo texto escolhido por você José Luis... a amizade é sempre uma benção... fiquemos atentos, pois amigos são grandes riquezas em nossas vidas... Um abraço!

Autor do blog disse...

De facto, Valéria, a amizade verdadeira, é o grande tesouro do mundo e quando posta em prática nas horas boas e más da vida, é o melhor tempero da vida... Abraço, também!

M Teresa Góis disse...

a Amizade é a medida certa do desprendimento; tudo permite, tudo dá, tudo implora. É, contudo, libertadora, complemento, segurança, saudade, é também o ouvido da confidência, da necessidade, do desespero. É única, rara. Por isso eu tenho poucos Amigos, muitos conhecidos!