Publicidade

Convite a quem nos visita

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Comentário à Missa do Próximo Domingo

16 de Maio de 2010
Domingo da Ascensão de Jesus
A Ascensão
Santo Agostinho diz o seguinte sobre a Ascensão de Jesus: «Ele não abandonou o céu quando desceu até nós, e não nos abandonou quando subiu ao céu».
O que é a Ascensão de Jesus? - Tem a ver com a ideia difundida em todo o Evangelho, «Jesus subiu aos céus». Quer isto dizer o seguinte: «Jesus ressuscitou, foi glorificado e entrou na glória de Deus». Por outras palavras diríamos que Jesus voltou de onde tinha vindo.
O mistério da Ascensão, é o momento em que Jesus volta à casa do Pai, mas é também o momento em que toda a humanidade com ELe e Nele se vê elevada ao mais alto da dignidade. Isto é, em Jesus elevado ao céu toda a humanidade é tomada por Deus para se divinizar. E com esta ideia fica confirmada a palavra de Santo Ireneu quando diz o seguinte: «Em Jesus, tornamo-nos todos deuses». Parece forte esta expressão, mas revela-nos a densidade do amor de Deus encarnado na história concreta do mundo. Por isso, mais claro se torna para nós a visão de São Paulo: «Aquele que preenche tudo em todos». O todo de Jesus torna-se oferta para tudo e todos. Desta forma, participamos efectivamente da divindade de Jesus e tomamos parte da mesa do banquete da plenitude da graça que Deus concede a todos os que se deixam envolver pelo Seu amor.
José Luís Rodrigues

1 comentário:

José Ângelo Gonçalves de Paulos disse...

Padre José Luís, precisamos desses céus e destas terras-outras. Tal como se encontra a nossa Mãe-Terra persiste que a ausência de Deus é o maior sofrimento que o Homem tem. O ser humano precisa dessas palavras salvadoras que é possível ter uma outra forma de viver. Viver feliz no amor aos Irmãos e Irmâs. Sem esse Amor, Deus é um fardo para nós, porque tudo é possível, tudo é desbaratado. Deus é o maior Companheiro e Amigo do Humano e da própria Natureza criada por nós e recriada por Homens e Mulheres de todos os tempos: crentes e não crentes. E tão maltratada pelos selvagens que vivem num mundo de um deus e de santinhos de plásticos. O Deus de Jesus Cristo eleva-Se e eleva-Nos .
É a Encarnação-Ressurreição-Transfirguração. O homem e mulher actais precisam de um novo modelo de vida, quer individual, quer societal. Há uma emergència comunitária. Fraternidade/Sororidade. Eis a Ida e Vinda do Pai, Filho e Espírito Santo. É a Religião em sintonia com o Cosmos com o Universo, porque somos acima de tudo filhos de Deus pq irmãos e irmãs de Todos e do TUDO.
Com a Ressusrreição de Jesus Cristo a mediocridade, a maldade ficáram para trás.