Publicidade

Convite a quem nos visita

terça-feira, 4 de maio de 2010

«Dou-vos a Minha paz»

Nota: Aí está um texto tirado de um Tratado Espiritual do Séc. XV, com uma actualidade deveras impressionante e que deve encher de coragem todos aqueles e aquelas, que em todos os lugares da vida e da sociedade, se lançam, na luta pela justiça e pela verdade. Não podemos ser «frios ou mornos».
Grande paz poderíamos alcançar se nos não quiséssemos ocupar das palavras e dos actos alheios e do que não nos diz respeito. Como poderá permanecer em paz aquele que interfere nos problemas dos outros, que busca o que é exterior e pouco ou muito raramente se recolhe? Felizes os simples, porque terão grande paz.
Por que razão qualquer dos santos foi tão perfeito e contemplativo? Porque a todo o momento eles matavam em si os desejos do mundo, de todo o coração pertenciam a Deus e então livremente se ocupavam de si. Mas nós ocupamo-nos muito das nossas paixões e daquilo que passa. Raramente vencemos por completo um defeito, e não conseguimos um progresso diário: assim nos mantemos frios ou mornos.
Se estivéssemos completamente mortos para nós próprios e mais livres por dentro, saberíamos o gosto do divino e alguma coisa da contemplação do Céu. O nosso maior e único obstáculo é não estarmos livres de paixões e desejos e não nos esforçarmos por entrar na perfeita via dos santos. Quando nos sucede qualquer adversidade, imediatamente desanimamos e voltamos às consolações humanas.
Se nos mantivermos quais homens fortes no combate, depressa veremos sobre nós o auxílio de Deus. Na verdade, Ele está pronto a ajudar os que combatem e esperam na Sua graça, pois é Quem nos favorece as ocasiões de lutar, para que vençamos. [...] (destaque nosso).
Oh, soubesses tu quanta paz para ti e alegria para os outros a tua vida santa causaria, julgo que terias mais ardor no teu progresso espiritual.
Imitação de Cristo, tratado espiritual do século XV Livro 1, cap. 11
Imagem tirada de: macarrao2.blog.uol.com.br/images/coragem.jpg

1 comentário:

M Teresa Góis disse...

Na verdade grande paz seria senão nos ocupássemos de certos factos. Porém há atitudes que ofendem a inteligência, a dignidade, que incomodam.
Eu incomodo-me talvez por isso sofra de alguma inquietação. Há, porém, os que incomodam e nada sofrem e desses, sinceramente, é que tenho pena! Cedo ou tarde alcanço a minha Paz...