Publicidade

Convite a quem nos visita

terça-feira, 15 de junho de 2010

Os nossos amigos

Mário Salgueirinho, in Voz-Portucalense
Todos nós temos amigos que não conhecemos: que nunca vimos, com quem nunca falamos, de quem nem sabemos o nome.... São amigos ligados a nós porque leram algum escrito nosso ou nos ouviram em qualquer igreja ou alguém lhes fez referência agradável de nós.
Amigos que vivem longe, amigos que vivem perto de nós, mas que não conhecemos.
Há alguns anos, procuraram os documentos da vida de uma bondosa freira, que eu conheci, para introduzir o processo de beatificação. Curioso e surpreendente foi encontrar no seu livro de orações um papelinho com o meu nome. No silêncio do seu convento, orava por mim, nessa altura jovem sacerdote.
Mas todos nós temos alguém que segura o nosso caminho existencial com a força da sua impetração em mosteiros sombrios e templos de todo o mundo.
Alguém comparou os amigos às estrelas. Durante o dia não se vêem, mas são bem visíveis durante a noite. Nas horas de trevas e dor aparecem junto de nós.
Há amigos que mergulham no silêncio, sem uma palavra, sem um postal, sem um telefonema. Alguns esquecem até atenções e favores, que escreveram na areia...
Muitas vezes perdemos amigos, por nossa culpa. Deixamos de falar-lhes, deixamos de vê-los. Podem ser comparados a um conjunto de balões de toda as cores, que seguramos por um fio. Largando o fio, sobem, sobem, desaparecem e não voltam mais.Para fazer amigos, para conservar amigos é preciso ser amigo.
Imagem tirada do seguinte blog: magnogomes.flogme.com.br

3 comentários:

Pe. Pedro Nóbrega disse...

Sobre este tema acabei de pôr um video no youtube :)

http://www.youtube.com/watch?v=bfrkKc48xT0

M Teresa Góis disse...

Mais do que tudo na vida a Amizade é um dom que tempera o nosso ser.Amigo é mais do que família, tantas vezes, Amigo é mais do que o Amor porque o amor exige e o Amigo não! Amigo é não ter nada para dar e ser aceite quando os nossos dias estão vazios, Amigo é não esconder os olhos, as lágrimas, o riso....A Amizade não se define, vive-se. Talvez seja mais fácil definir o Amor do que a Amizade, mas a Amizade é bem mais simples do que o amor.A prova-lo, no decurso da vida, de um grande amor- se foi grande- restará sempre uma ...amizade

José Ângelo Gonçalves de Paulos disse...

Para mim a amizade está no Banquete da Palavra. É com ele que banqueteio-me diarianete.Expondo os meus pontos de vista. Porventura poderão ser discordantes das pessoas que me leem. Mas é com amizade que estou disposto ouvir críticas ou palavras amáveis. Ser amigo é completar-se no outro e fazer com que o outro se complete em mim´. É nesta interecção que interagimos para Amizade e para o Amor