Publicidade

Convite a quem nos visita

sábado, 26 de junho de 2010

Seremos cegos?

Meditação...
A lâmpada do corpo são os olhos; se os teus olhos estiverem sãos, todo o teu corpo andará iluminado. Se, porém, os teus olhos estiverem doentes, todo o teu corpo andará em trevas. (Mateus 6, 22-23)
Alguns de nós não conseguem ver o suficiente para conduzir, ler ou distinguir o que passa na televisão. Nesses casos podemos ter de usar óculos ou até lupas para tarefas de precisão, e com estes instrumentos a maior parte das pessoas consegue ver o suficiente para desempenhar as funções do dia-a-dia.
Este é o nível físico. Mas a maior incapacidade de visão reside num aspecto mais profundo - quando não se sabe como ver o que é preciso ver nas situações realmente importantes. Não vemos o impacto que as nossas acções e escolhas mais pequenas têm em quem nos rodeia. Não vemos a maioria das consequências do que fazemos. Não vemos as coisas simples que os nossos semelhantes precisam que façamos por eles. Não vemos a totalidade da realidade que Deus vê.
Jesus diz que “se os teus olhos estiverem sãos, todo o teu corpo andará iluminado”. Andaremos cegos até lhe darmos os nossos olhos. Então Ele encher-nos-á de luz e saberemos com confiança onde dar o nosso próximo passo.
P. Dennis Clark (EUA) (adapt.)

1 comentário:

M Teresa Góis disse...

Muita da "cegueira", da "indiferença" ou mesmo da "inveja" sobrevivem e proliferam, porque tapadas com o véu da ignorância!