Publicidade

Convite a quem nos visita

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Comentário à Missa do Próximo Domingo

Domingo XXXIV Tempo Comum, Cristo Rei
21 de Novembro 2010
Jesus também é rei
A realeza de Cristo, é totalmente diferente daquela que é assumida e exercida pelos reis deste mundo. Como podemos reparar Cristo não é em nenhum momento um rei todo-poderoso, rodeado de exércitos ávidos de combate e de poder. Pelo contrário, dirá com veemência: «o Meu Reino não é deste mundo». Antes, é o rei dos famintos, dos que têm sede de justiça, dos peregrinos, dos sem roupa, dos doentes e dos presos.
Ele é rei. Mas um rei que não se coaduna com as injustiças sociais, pessoais e institucionais. O Seu trono é uma cruz. A sua morte na Cruz é o resultado da sua acção contra tudo o que não promove a dignidade da vida e do amor entre os homens. É o preço a pagar pela sua radical preferência pelos desafortunados deste mundo.
Jesus é rei de um reino outro, onde o entendimento entre todos emerge como o resultado da fraternidade e da partilha. O reino de Jesus não está de acordo com a mentalidade da cultura onde predomina o mais forte sobre o mais fraco. Neste reino, não podem existir pacificamente os lugares da morte e do sofrimento nem podem ser tolerados os caminhos da pobreza e da miséria. Se ainda existem, então, será necessário fazer surgir outros valores e outros caminhos que proporcionem o bem-estar igual para todas as pessoas. Eis o reino do bem comum.
Somos todos chamados não a zombar de Jesus, como fizeram os descrentes do seu tempo, mas a acolher com verdade e sinceridade que é possível mudar as coisas do mundo. Cada um é chamado a procurar no lugar da sua existência formas e modos de encarar as relações com os seus semelhantes de forma mais humana e mais cristã.
Neste sentido, é urgente deixarmos que o nosso coração não seja tão ávido de poder e domínio. E melhor será para a felicidade se facilmente aprendermos que o rei que parece morrer à mão dos algozes da sociedade judaica, está vivo e reina no coração de muitos homens e mulheres que sabem conduzir as suas acções pela disponibilidade, a simplicidade e a humildade. Cristo é o rei da vida para todos.
JLR
A imagem é de: realezadecristo.blogspot.com

4 comentários:

José Ângelo Gonçalves de Paulos disse...

Padre José Luís o seu texto é uma maravilha na abordagem que faz aos problemas de mundo e que, quanto a mim, interpelam uma igreja que se quer pobre mas, que, é, infelizmente, rica de poderes físicos e juridistas que nada tem a ver com o Cristo que o meu Amigo e Irmão nos apresenta. O Salvador ùnico da Humanidade decaída e decadente. Dizia Teilhard Chardin "tudo se eleva para o Alto" Ele próprio que foi outro Cristo caído pelo marasmo de uma igreja vetusta, sumptuosa , prepotente, ansiosa por cobiçar tudo e todos . Cristo Rei é o mais súbdito de todos nós. A sua Realeza está patente nos homens e mulheres que perderam emprego; abandonados pelo rei actul que é o "vil metal" esse rouba-nos tudo e transforma a sociedade numa selva.Estamos desorientados. Vem SenhorJesus!

Marilu disse...

Querido amigo, seus textos são sempre de profunda reflexão. Adorei. Beijocas

M Teresa Góis disse...

Às vezes penso se Jesus se gostaria de assim ver retratado, com coroa, ceptro, trono....E o meu coração leva-me à negativa pela positiva igualitária que Ele nos trouxe, tornando-se Irmão mais velho!

Maria-Portugal disse...

A realeza de Jesus é diferente da do mundo,mesmo que se manifeste no mundo.

Por isso foi coroado sim,mas de espinhos ...espinhos da Sua doação total ao Pai e a nós,aos mais pequenos de nós...

Quem puder veja o filme "dos Homens e dos Deuses"...diz-nos muito sobre o Reino de Jesus a acontecer entre nós