Convite a quem nos visita

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O Amor não Tem nada que Ver com a Idade

Penso saber que o amor não tem nada que ver com a idade, como acontece com qualquer outro sentimento. Quando se fala de uma época a que se chamaria de descoberta do amor, eu penso que essa é uma maneira redutora de ver as relações entre as pessoas vivas. O que acontece é que há toda uma história nem sempre feliz do amor que faz que seja entendido que o amor numa certa idade seja natural, e que noutra idade extrema poderia ser ridículo. Isso é uma ideia que ofende a disponibilidade de entrega de uma pessoa a outra, que é em que consiste o amor.
Eu não digo isto por ter a minha idade e a relação de amor que vivo. Aprendi que o sentimento do amor não é mais nem menos forte conforme as idades, o amor é uma possibilidade de uma vida inteira, e se acontece, há que recebê-lo. Normalmente, quem tem ideias que não vão neste sentido, e que tendem a menosprezar o amor como factor de realização total e pessoal, são aqueles que não tiveram o privilégio de vivê-lo, aqueles a quem não aconteceu esse mistério.
José Saramago, in "Revista Máxima, Outubro 1990"

.................

Nota: A par do texto seguinte do Papa Bento XVI vai este escrito por quem muitos classificam descrente, mas pelo que se vê, há um verdadeiro equívoco nessa classificação...

6 comentários:

Danilo Sergio Pallar Lemos disse...

O amor é um sentimento nobre e superior aos outros insondavel em sua essencia, alcançando a todos e quebrando os paradigmas do tempo.

www.vivendoteologia.blogspot.com

*** Cris *** disse...

olá,td bem?
Falar de amor não tem fim, amor é tudo em qualquer situação em qualquer idade.
Feliz ano novo!

M. disse...

Não sabes o prazer que me dás em ter posto aqui este texto.

És grande!

De facto o amor de Saramago e Pilar é bonito. Sem sombra de pecado...:)

Marilu disse...

Mais um ano está chegando ao fim, e na beleza das noites iluminadas, os sonhos de muitos corações se preparam para a viagem à procura de suas realizações, que ocorrerá durante todo o ano vindouro.
A mesma ocorreu no ano que por hora se finda.
Sonhos saíram, alguns já voltaram sorrindo e outros, de mãos vazias, aguardam a chegada do novo ano, para seguir numa nova busca
E quando a meia-noite trouxer o Novo Ano para o mundo e os fogos de artifício anunciarem a sua chegada, nossos sonhos sairão por aí...
Que Deus tome a frente e que nas noites sem luar, as estrelas brilhem mais forte, iluminando o longo caminho.
Que no próximo ano possamos continuar a ser amigos e esperarmos juntos a chegada dos nossos sonhos que partiram, comemorando com imensas taças de amizade verdadeira a vinda e a realização de cada um.
FELIZ ANO NOVO.....FELIZ 2011

Beijocas

José Luís Rodrigues disse...

Que mensagem tão bonita querida amiga Marilu. Por mim também espero que tenha um ano de 2011 cheio de todas as coisas boas que a vida precisa. Pode contar com a minha amizade. Adiante com a nossa partilha cheia de amor e carinho. É isso pensar em Deus e dar o lugar que ele merece em nós, o nosso coração. Bem haja e mando-lhe também beijocas.

tukakubana disse...

É isso mesmo; o Amor não tem idade. Muitas das vezes nem sexo tem! O Amor é estar, ser inteiro, dar-se. Ponto.