Publicidade

Convite a quem nos visita

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Bispo brasileiro Dom Manuel Edmilson Cruz

Belo exemplo de coragem profética...

Num plenário esvaziado, apenas com alguns parlamentares, parentes e amigos do homenageado, o bispo cearense de Limoeiro do Norte, dom Manuel Edmilson Cruz impôs um espectacular constrangimento ao Senado Federal no dia 21 de Dezembro.
Dom Manuel chegou a receber a placa de referência da Comenda dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, das mãos do senador Inácio Arruda (PCdoB/CE).
Mas, ao discursar, ele recusou a homenagem em protesto ao reajuste de 61,8% concedidos pelos próprios deputados e senadores aos seus salários.
No seu discurso, o Bispo Manuel Edmilson Cruz destacou a realidade da população mais carente:
"Não são raros os casos de pacientes que morreram de tanto esperar o tratamento de doença grave, por exemplo, de câncer, marcado para um e até para dois anos após a consulta – observou o bispo. – A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi dom Hélder Câmara. Desfigura-a, porém. De seguro, sem ressentimentos e agindo por amor e com respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la".
(adaptado da notícia publicada no Jornal do Brasil de 22 de Dezembro de 2010)

7 comentários:

M. disse...

É com o exemplo que se vai lá...

Este é um e bom.

Paulo Olim disse...

É um bom exemplo do que deve ser um servo de Deus!!! infelismente nem todos são assim.
Parabéns pelo blog Pe. José Luis!

José Luís Rodrigues disse...

Muito obrigado Paulo. São estes exemplos que fazem a diferença e isso é bom, porque são sementes do Reino de Deus...

Cambará Cultura disse...

O Ceará é um estado nordestino onde se faz sentir, e muito, a falta de água...O Brasil é conhecido pelas chuvas torrenciais, rios caudalosos, mas, a falta de água no chamado sertão ou polígono das secas, é gritante. A pobreza advinda dos tempos coloniais, é um entrave ao progresso e a Igreja, apesar de clamar contra esta situação há muito tempo, poderia fazer muito mais do que faz actualmente...Mas lutar contra a inércia e políticas enraizadas de coronéis de estirpe familiar muito antiga a faz lutar "a brazo partido..." A negativa do bispo é um protesto que em nada beneficiará o povo....Isso não quer dizer que se deva renunciar à luta...Penso que devemos nos organizar melhor e conseguir a Justiça que há muito tempo é negada em um país cristão como o Brasil...Pelo menos, é o que dizem!

José Luís Rodrigues disse...

Paróquia de Nossa Senhora aparecida, obrigado pelo contributo. E qual o bem que faria ao povo o Bispo aceitar a condecoração? - Recusando, marcou a diferença e pelo menos alertou para situações concretas, que fizeram pensar muita gente, ainda assim acho que ao recusar prestou um melhor serviço ao seu povo. Se aceitasse não estaríamos aqui nesta troca de pensamentos, penso...

Cambará Cultura disse...

Houve um padre português que residia justamente neste estado e que recusou o casamento religioso a um coronel que havia deixado a sua esposa. Queria voltar a casar com pompa e circunstância e, para isso, precisava do padre....Claro que este recusou e, agora, está nalgum cemitério lá no continente portguês. Não digo que o Bispo devesse receber a condecoração...É a mentalidade local que não vai mudar tão facilmente...

José Luís Rodrigues disse...

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, seja como for admiro a coragem profética...