Publicidade

Convite a quem nos visita

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O QUE É A ALIANÇA ?

Aliança, no sentido de acordo, é um pacto entre duas ou mais partes objetivando a realização de fins comuns: Aliança militar; Aliança política; Outras formas de aliança (acordo comercial; casamento, etc).
Aliança, é um anel, usado para simbolizar um compromisso e a união afectiva entre duas pessoas, em noivados e cerimónias de casamento.
Na Bíblia, o termo Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a tradução da Saptuaginta, diatheke) é utilizado para definir o pacto divino entre Deus e os homens. É também utilizado como sinónimo da própria Bíblia (como acontece em versões latinas). Existem diversos rituais, indicados na Bíblia, que implicavam a formação de alianças entre pessoas ou directamente com Deus.
A primeira aliança a ser estabelecida aparece com a descida da arca de Noé no monte Ararat, em que Deus faz aparecer o arco-íris como sinal da Velha Aliança (daqui o nome vulgar de "arco-da-velha" - aliança - para este fenómeno óptico).
Outras alianças se vão sucedendo na história sagrada, como o pacto com Abraão e a promessa de uma descendência mais numerosa que as estrelas do céu (e que tem o seu momento ritual quando Abraão divide ao meio uma novilha, uma cabra e um cordeiro entre os quais passa uma labareda de fogo, em sinal divino) - aliança esta que passa a ser marcada também pelo ritual da circuncisão.
Após o Êxodo do Egipto, o povo de Israel passa a ser testamentário de outra aliança que o torna no povo eleito de Deus.
Na perspectiva cristã, com São Paulo, passa-se a falar da Nova Aliança, selada com o sacrifício de Cristo para a remissão de todos nós.

4 comentários:

Gi disse...

Eu sou casada mas não uso aliança...Upss!

José Luís Rodrigues disse...

Rosinha, a sua está no seu coração. Onde devem estar todas as nossas alianças... Upss!

M. disse...

Bom texto (aprende-se aqui...) e boa resposta deste a Rosinha...

Abraço de admiração.

José Luís Rodrigues disse...

M. muito agradcecido. Também te devoto muita admiração e te mando uma braço.