Publicidade

Convite a quem nos visita

sábado, 25 de junho de 2011

Ofensa contra as mulheres

Já não há pachorra (porque, parecia ser dos bispos mais lúcidos que Portugal tinha, mas o peso da idade não perdoa), o homem dixit: "Não foi por acaso que Jesus escolheu para apóstolos homens, e deu às mulheres outro tipo de atenção" - D. José Policarpo, Cardial Patriarca de Lisboa ao JN...
Este homem e toda a Igreja hierárquica não vê que este tipo de pronunciamentos destrói muito mais do que constrói? E que este tipo de pensamentos não colam com a mentalidade dos nossos dias?...
A hierarquida da Igreja Católica despudoradamente continua com as ofensas contra as mulheres. Bom, paciência... Deixemos este homem acabar com dignidade os últimos dois anos de mandato que terá à frente da Diocese de Lisboa.
Propalam-se sempre os mesmos argumentos patéticos, que não são argumentos e que perante as mulheres e homens do nosso tempo, são mais do que infantis. E dá dó que não se perceba que tais argumentos são motivo de chacota e de escárnio nas conversas das pessoas de hoje. É a vida, o ridículo continua dentro da Igreja Católica e alguns fazem disso oração quotidiana. Mais não se percebe como pessoas inteligentes, embarquem por este tipo de argumentos falaciosos que roçam a ofensa e propagam a indignidade a uma parte da humaidade. Valha-nos Jesus Cristo que faz orelhas moucas a este tipo de conversa e continua a escolher para Apóstolos homens e mulheres.
Por fim, volta o clericalismo em força e a ideia de que a salvação da Igreja passa pelo clericalismo dos machos contras as fêmeas. Nada disso. A Igreja precisa de mudança de alto a baixo e creio que nesse aspecto a acção do Espírito Santo será muito mais eficaz do que este tipo de conversa anacrónica e patética daqueles que se acham escolhidos em detrimento dos outros. Já seria tempo de pôr fim a este tipo de ofensas contra as mulheres. E os sr.s bispos que deveriam ser os primeiros a perceber isso, continuam na linha da frente com esta forma de pensar tão triste.
JLR

3 comentários:

Anónimo disse...

Nem de propósito. Vale a pena ler. Uma pessoa como esta irmã não poderia presidir à Eucaristia?http://www.periodistadigital.com/religion/vida-religiosa/2011/06/25/teresa-forcades-dios-mujeres-acceso-sacerdocio-iglesia-religion-papa-obispo-feministas.shtml

Plural 7 disse...

Senhor padre, Um dia, numa reciclagem do clero em Vila Real, um sacerdote mais idoso, durante uma conferência mais arrojada, saiu da sala dizendo em voz alta: "Ai que eu perco a fé".
E eu estou como ele ao ler o seu comentário, ai que eu perco a fé, mas não é a Fé, é a fé na sobrevivência da Igreja. Que será desta Igreja quando perder homens duma mente tão aberta como o é o D. José Policarpo e por aqui me fico.

José Luís Rodrigues disse...

Amigo Carlos, fiquei igualmente surpreso quando vi a notícia sobre D. José Policarpo. Que tal canalizarmos a fé para o essencial, Jesus Cristo e a Sua mensagem, tudo o resto menor face à grandeza desse essencial... Uma purificação da fé é sempre necessário. Abraço e grato pelo seu contributo.