Publicidade

Convite a quem nos visita

sábado, 11 de junho de 2011

Os Dons do Espírito Santo

Nota: Porque, neste domingo, celebramos a festa do Pentecostes, aqui vão os 7 Dons do Espírito Santo... Vou partilhar na homilia das missas deste fim de semana. Já agora desejo a todos um bom fim de semana, cheio de paz e saúde...
a) Sabedoria. Ela leva-nos ao verdadeiro conhecimento de Deus e a buscar os reais valores da vida. O homem sábio e a mulher sábia é aquele(a) que pratica a justiça, tem um coração misericordioso, ama intensamente a vida, porque a vida vem de Deus.
b) Inteligência. Este dom leva-nos a entender e a compreender as verdades da salvação, reveladas na Sagrada Escritura e nos ensinamentos da Igreja. Por ex., Deus é Pai de todos; em Jesus, Filho de Deus, somos irmãos...
c) Ciência. A capacidade de descobrir, inventar, recriar formas, maneiras para salvar o ser humano e a natureza. Suscita atitudes de participação, de luta e de ousadia, frente à cultura da morte. É neste dom que descobrimos que o desenvolvimento não deve estar ao serviço exclusivo da economia, do capitalismo puro e duro, mas ao serviço da vida humana.
d) Conselho. É o dom de orientar e ajudar quem precisa. Ele permite dialogar fraternalmente, em família e em comunidade, acolhendo o diferente que vive no nosso meio. Este dom capacita a animar os desanimados, a fazer sorrir os que sofrem, a unir os separados, leva ao fim de todas as guerras e injustiças...
e) Fortaleza. É o dom de tornar as pessoas fortes, corajosas para enfrentar as dificuldades da fé e da vida. Ajuda os jovens a terem esperança no futuro, aos pais a assumirem com alegria os seus deveres, as lideranças a perseverarem na conquista de uma sociedade mais fraterna e justa. É o dom da consciência do bem-comum...
f) Piedade. É o dom da intimidade e da mística. Coloca-nos numa atitude de filhos buscando um diálogo profundo e íntimo com Deus. Acende o fogo do amor: amor a Deus e amor aos irmãos.
g) Temor de Deus. Este dom dá-nos a consciência de quanto Deus nos ama. "Ele nos amou antes de tudo". Por isso, precisamos corresponder a este amor.

2 comentários:

José Ângelo Gonçalves de Paulos disse...

Padre José Luís palavras bonitas que se encaixam bem no mundo actual onde até Deus foi tristemente eliminado até da própria Europa, onde foram implantadas as ditas civilizações: judaica, crista , islamita e até ateia. O homem e mulher querem doutrinas de sucesso. Pensar em Deus e no Humano é perder tempo. No dinheiro, sim . Vale apena.Vem, Santo Espírito!

Anónimo disse...


Bom dia!
"Mas os que esperam no senhor, renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão." (isaías 40:31)

Desejo que seu fim de semana seja de paz!


http://www.youtube.com/watch?v=Ir6rGNmjRiU

Deus seja contigo.


Blog Yehi Or!

http://www.hajalluz.blogspot.com