Publicidade

Convite a quem nos visita

terça-feira, 7 de junho de 2011

Pensar Deus em São Justino

Nota: Um pouco de filosofia para animar o pensamento... São Justino (c. 100-160), filósofo e mártir Diálogo com Trifão, 2-4,7-8; PG 6, 478-482,491
«Esta é a vida eterna: que Te conheçam a Ti, único Deus verdadeiro»
A minha alma estava impaciente por aprender aquilo que é o princípio e aessência da filosofia. [...] A inteligência das coisas incorpóreascativava-me inteiramente; a contemplação das ideias dava asas ao meupensamento. Imaginei-me sábio em pouco tempo e até fui suficientemente tolopara esperar ver a Deus de imediato, pois tal é o objectivo da filosofia dePlatão. Nesse estado de espírito, [...] dirigi-me a um sítio isolado juntoao mar, onde esperava ficar só, quando um velhinho começou a seguir-me.[...]
─ O que te trouxe aqui?
─ perguntou-me.
─ Gosto deste género de caminhadas [...], são muito favoráveis àmeditação filosófica. [...]
─ A filosofia traz, portanto, a felicidade?
─ quis ele saber.
─ Certamente ─ respondi ─, e apenas ela. [...]
─ Então a que é que tu chamas Deus?
─ Deus é Aquele que é sempre idêntico a Si próprio e dá o ser a tudoo resto.
─ E como é que os filósofos podem ter uma ideia concreta de Deus, senão O conhecem, visto que nunca O viram, nem escutaram?
─ Mas ─ respondi ─, a divindade não é visível aos nossosolhos como o são os outros seres; não é acessível senão à inteligência,como diz Platão; e eu concordo com ele. [...]
─ Houve, já há muito tempo ─ disse o velho ─, homens anteriores a todos esses pretensos filósofos, homens felizes, justos e amigos de Deus. Falavam inspirados pelo Espírito de Deus e prediziam umfuturo agora realizado: chamamos-lhes profetas. Só eles viram a verdade e a anunciaram aos homens. [...] Os que os lêem podem, se tiverem fé neles, tirar grande proveito dessa leitura. [...] Eles eram testemunhas fiéis daverdade. [...] Glorificaram o criador do universo, Deus e Pai, e anunciaram Aquele que Ele enviou, Cristo, Seu Filho. [...] E tu, antes de mais, reza para que as portas da luz te sejam abertas, pois ninguém pode ver nem entender, se Deus ou o Seu Cristo não lhe derem o dom de compreender. [...]
Nunca mais o vi mas, subitamente, acendeu-se um fogo na minha alma; fiquei cheio de amor pelos profetas, por esses homens que são amigos de Cristo. Reflectindo nas palavras do ancião, reconheci que essa era a únicafilosofia segura e proveitosa.

1 comentário:

M Teresa Góis disse...

"reza, para que as portas da Luz te sejam abertas"