Publicidade

Convite a quem nos visita

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Onde está o Rei dos judeus?

Comentário à Missa do Próximo Domingo
Domingo da Epifania
8 de Janeiro 2012
O dia da Epifania, é, tradicionalmente chamado, o Dia de Reis. A Epifania, é o reconhecimento dos direitos messiânicos de Jesus de Nazaré por não-judeus, é a manifestação de Jesus ao mundo pagão. Uma tradição mais tardia falou de Reis Magos, aplicado a estes sábios que vieram do Oriente adorar o Menino, e pretendeu com isso, provavelmente, reforçar a glória de Jesus Cristo.
Este menino, que nasceu não tem dono. Foi enviado por Deus ao mundo por meio de uma mulher, para toda a humanidade.
A Epifania é este momento do acontecer de Deus, que se abre para além das fronteiras do nosso pensamento limitado. O nome de Deus na frieza da gruta de Belém extravasa os nossos esquemas limitados pelas fronteiras do egoísmo e do espírito de vingança que frequentemente nos atacam.
A grande mensagem que nos fica deste Dia dos Reis, resume-se a esta novidade: Deus nasce não apenas para alguns mas para todos os homens. O Deus Menino é a luz celeste (Ouro) que se abaixa até ao mais fundo da humanidade para a elevar para o alto (Incenso); e é o Deus santo e fonte de santidade (Mirra) que pretende santificar não apenas um povo mas todos os homens do mundo.
É surpreendente e quase comovedora esta abertura de Deus e arrasa todas as tentativas de apropriação de uma realidade que não pertence a ninguém, porque não é deste mundo. Vem do lugar santo de Deus para elevar e divinizar todos os homens.
Que a Epifania seja um outro nome pelo qual se redescobre o acontecer de Deus e que essa luz nos ilumine a fé e a esperança como únicos caminhos que nos levem à relação de amor com todos os irmãos. A mensagem da paz e do amor, sinal do presépio, são ecos de Deus que ressoam do seu coração para todos os recantos deste mundo sedento de salvação. Deixemos, pois, Deus acontecer e manifestar a sua graça a todo o mundo.
Imagem Google
José Luís Rodrigues

2 comentários:

Judite disse...

Boa tarde!

Como já comentamos no blog, o Yehi Or! sempre foi alvo de ataques, tendo sido
excluído e invadido muitas vezes.
Bem, infelizmente aconteceu de novo. Assim, decidimos por não insistir mais e deixá-lo excluído.

Mas não, ninguém vai nos calar. Em lugar do blog, temos agora um perfil no Facebook e uma página no Tumblr.
Então, vim avisar para que você continue a nos acompanhar nesses dois novos lares.
Pode nos adicionar, seguir... e se puder ajudar a divulgar, ficaremos muito gratos.

Aqui seguem nossos links:

Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100003244609425

Tumblr: http://yehior.tumblr.com/


Muito obrigada pela amizade e por caminhar conosco por tanto tempo.
Continuemos juntos!

Abraços e que Deus seja contigo sempre!


http://www.youtube.com/watch?v=zBj-UZuNlxs


Equipe do blog Yehi Or!

José Ângelo Gonçalves de Paulos disse...

Padre José Luís precisamos urgentemente desta Epifania de Jesus, através do Qual se vê o Pai/Mãe e o Espírito Santo. O mundo carece de Luz.Está totalmente escuro.Vive um tempo de trevas. Os homens e mulheres pegaram nos Evangelhos e deitaram no lixo da história. O dinheiro corroeu-nos tudo "até Deus nos altares não foi poupado" como dizia o Padre António Vieira num sermão sobre a guerra. Talvez esta Epifania nos faça Luz e que ela nos faça tb ver mais claro os dias que aí vêm cheios de sombras.Mas a Esperança do cristão e da cristã uma vez imbuídos pelo Mistério de Deus e o testemunho dos Santos e das Santas vamos dar o salto pq nas trevas tb aprende-se a ter saudades de luz .Que tudo isto seja uma aprendizagem ao Amor e à Solidariedade .Penso que é isto que nos vai interpelar o momento actual. Vem, Menino Jesus! Onde te encontras? Não nos abandones. Queremos tais como esse Magos seguir unicamente a tua Estrela.E seguiremos por veredas e atalhos para fugir a esses "herodes" que nos estão a aparecer.Pq a nossa Libertação será sempre Tu, Senhor.