Publicidade

Convite a quem nos visita

quinta-feira, 8 de março de 2012

O que é a loucura de Deus?

Comentário à Missa do Próximo Domingo
Domingo III da Quaresma
11 de Março de 2012
Quem é Jesus? - São Paulo responde assim: "pregamos Cristo crucificado, escândalo para os Judeus e loucura para os Gentios, mas, para aqueles que são chamados, tanto Judeus como Gregos, força de Deus e sabedoria de Deus" (1Cor. 1, 23-24). Extraordinária esta formulação do Apóstolo dos Gentios. Jesus como "escândalo" e como "loucura". Como encarar estes atributos aplicados a Jesus, quando todos nós a maior parte das vezes acreditamos e pregamos um Jesus longe da vida, muito das orações intimistas e do comodismo da consciência?
A história da Igreja está muito marcada por uma catequese acerca de Jesus, totalmente desencarnado, apenas divino, sem história e sem este mundo, onde nós habitamos.
A catequese forjou um Jesus pacato, muitas vezes somente tristonho e afeminado como se pode constatar nalgumas pagelas. São Paulo destrona essa realidade e mostra que Jesus, é o Cristo do alto da Cruz, que acolheu esse destino para ser escândalo e loucura. Não esteve com ponderáveis tolos, quanto às suas opções. O Evangelho deste domingo, mostra que, afinal, este Jesus, está bem dentro da história do mundo e da vida. A purificação do Templo de Jerusalém é prova de que estamos diante de um Cristo activo e bem empenhado na construção do mundo e da História. Jesus não é apenas o reformador do Templo mas Aquele que o substitui. Jesus é o Templo novo. A nova religião que convida à libertação e à eternidade, é a religião Cristã. Desta feita não temos um Jesus inactivo, pacato ou submisso, mas um Jesus que intervém na História, para a transformar em realidade libertadora para todos.
Para nós seria mais fácil um Jesus apenas remetido à sua divindade, lá das alturas, que legitimasse os poderes deste mundo e que autorizasse alguma igreja ser patética com as excomunhões anacrónicas e com as condenações de alguns dos seus membros, porque ousaram pensar de modo diferente do institucional.
Somos levados a procurar diariamente a verdade sobre a nossa vida espiritual. Porque também diariamente somos confrontados com as raivas absurdas que nos descontrolam o pensamento e as palavras. As teimosias nas nossas ideias fixas e manias pessoais, são frequentemente uma propensão que nos ataca e que requerem uma dose elevada de limpeza ou de arrependimento. Diante das brigas inúteis entre vizinhos, colegas e companheiros de trabalho, o arrependimento deve estar sempre presente para que a reconciliação da amizade seja também uma constante na vida de cada pessoa e, sobretudo, se são pessoas que acreditam na pessoa de Jesus. Nisto, Jesus Cristo em nós será "escândalo e loucura" para muitos. Porque a lógica de Jesus nada tem a ver com a lógica guerreira e concorrencial que este nosso mundo apresenta. Por isso, deixemos que o verdadeiro sinal da libertação se faça realidade no nosso coração, para que a vida toda se torne o verdadeiro «sacrário» onde o amor de Deus habita eternamente.
José Luís Rodrigues
Imagem Google

1 comentário:

José Ângelo Gonçalves de Paulos disse...

Padre José Luis, Amigo e Irmão os loucos de Deus são esses santos mortos ou vivos; beatificados e canonizados e os que não são nem serão pq sentem-se abraçados à loucura de Jesus. Ele foi, inegavelmente, um louco puro pq criou um anátema no judaísmo,o qual só eles (judeus farisaicos) eram os herdeiros supremos do Deus distante. Jesus é a proximodade e a comunhão de DEUS/HOMEM/MULHER e a NATUREZA. Jesus deu-nos a conhecer um Deus universal, cósmico e amoroso pq foi e é Pai e Mãe de nós todos e todas em comunhão com a própria Criação . Dizia um filósofo que "loucura é tudo aquilo que não deixa a razão apodrecer".Estes "direitinhos" de agora os tecnocratas do dinheiro, da politica e da religião são uns tais "vendilhões do templo" que andam por aí a teocentralizarem-se e antropormorfizarem-se pq encontram em si mesmos a vontade indómita de dominarem tudo:homens, mulheres, ecologias etc etc. Pq tb são egoístas e egotistas- Por isso mesmo, Deus encarnado no Filho, veio à terra lhes fazer guerra e dizer-lhes que o que queria não era a Paz podre mas a revolta contra o que está estagnado e paralisado. S.Francisco de Assis foi chamado ao papa,o qual lhe exigiu que ele asegurasse os bens materiais da sua Ordem, mas ele disse se fosse para isso declinava pq teria de arranjar armas para defender as terras etc. Logo o seu Projecto baseado na loucura de Jesus foi de despreendimento, de vazio pq só queria o Evangelho como sua práxis e filosofia de vida: a irmã pobreza na qual tem como alicerces a PAZ e a Fraternidade com todas, todos (mulheres e homens) e até com as ervinhas, plantas e animais. A tudo isso, ele tratava com doçura e carinho evangélicos. Vem. Senhor Jesus!