Publicidade

Convite a quem nos visita

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Vaticano: notícia desafiante

«Fé cristã é fermento de cultura» e Evangelho pode «orientar» soluções de problemas graves.
«A fé cristã é fermento de cultura e luz para a inteligência, estímulo para desenvolver todas as potencialidades positivas, para o bem autêntico do Homem», considera Bento XVI através de mensagem assinada pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Tarcisio Bertone.
A carta, enviada a propósito da 88.ª Jornada para a Universidade Católica, que decorre este domingo em Roma, frisa que a fé, «sem nunca a impor», transmite-se através de «argumentação racional», consolidando um «substrato antropológico de valia insuperável para constituir percursos pedagógicos válidos».
O Evangelho tem a capacidade de «iluminar e orientar a solução de questões vitais para o futuro da humanidade», depositado «nas mãos daqueles que são capazes de transmitir às gerações de amanhã razões de vida e de esperança».
«A fé daqueles que fizeram a experiência do encontro com Jesus Cristo como presença real é uma força que transforma a vida pessoal e conduz ao compromisso pelos outros, é uma força potente de renovamento social», aponta a mensagem divulgada no sábado.
A referência à fé cristã, «como luz que dilata a razão humana e conforta o espírito, define a originalidade da elaboração do saber na Universidade Católica, a sua especificidade cultural e pedagógica».
Rui Jorge Martins

Sem comentários: