Publicidade

Convite a quem nos visita

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Os dons do Espírito Santo – A Ciência

Nota: Continuamos a publicar uma breve reflexão sobre os dons do Espírito Santo, porque, nos aproximamos do Domingo de Pentecostes...

A palavra ciência pode levar-nos, hoje em dia, à confusão, na medida em que pensamos imediatamente nas ciências da natureza ou do universo, ou ainda nas ciências exatas ou nas ciências humanas, a um conhecimento que tem por critério a objetividade.
Ora, é de uma outra ciência que se fala aqui, o conhecimento que Deus nos dá e que não é subjetiva, mas que vem, ao mesmo tempo, à inteligência e ao coração. Poderíamos encontrar um exemplo na Madre Teresa que via, no rosto dos leprosos e dos moribundos que cuidava, o rosto de Cristo sofredor. Nem todos chegam a esta conclusão. A Madre Teresa via estes doentes com os olhos do coração, ela compreendia até que ponto eles viviam em Deus.
O dom da ciência está habitualmente associado à terceira Bem-aventurança: «Bem-aventurados os que choram», porque, por este dom, nós tomamos consciência do nosso afastamento de Deus e do mal que existe no mundo, e tendo em conta a infinita misericórdia de Deus. Isso faz-nos sofrer, mas dá-nos igualmente a esperança em Deus. Às vezes, podemos mesmo dizer que ao dom da ciência está ligado o dom das lágrimas, a uma compaixão profunda pela infelicidade do próximo, um pouco como São Domingos que pedia incessantemente a Deus pela salvação de todos.
In blogue Aliis Tradere
(Imagem Google)

Sem comentários: