Publicidade

Convite a quem nos visita

domingo, 20 de janeiro de 2013

Envelhecer com a Bíblia e com a sua história pessoal

Conferencia de D. Teodoro de Faria, «Envelhecer com a sabedoria da Bíblia»:

- «Envelhecer com a sabedoria da Bíblia é envelhecer com Deus, é envelhecer com esperança e felicidade e, ao mesmo tempo, rodeado pelos seus familiares e por uma grande colectividade de forma a que não se verifiquem problemas como os que acontecem hoje, nomeadamente idosos a viverem sós e até a morrerem em casa sem ninguém se aperceber».

- «Quem nunca foi jovem nunca aprende a ser velho».

- «Não temos possibilidade em atender a uma terceira idade que cresce cada vez mais devido aos avanços das medicina. Os Estados preocupam-se com as famílias, os jovens e as crianças, e ainda bem. Mas a terceira idade serve alguma coisa para o Estado senão para votar... De resto não produz e a ideia de quem não produz é que não serve».

Aconteceu esta tarde de domingo 20 de Janeiro de 2013, no Auditório da Universidade da Madeira, na Rua dos Ferreiros.

1 comentário:

PR disse...

"...a terceira idade serve alguma coisa para o Estado senão para votar... "
Acho que temos muito para aprender com esta faixa etária.
Bastaria tão somente um pouco de humildade para o reconhecer.
"Quando saí do centro de reeducação, trazia a criança nos braços. Cruzei-me com uma velha senhora numa cadeira de rodas. O seu olhar iluminou-se ao ver o bébe. Inclinei-me para lho apresentar. Os dois fitaram-se um instante - o que ainda não pertencia completamente ao mundo, e a que já não lhe pertencia completamente. A mulher tinha uma cara maravilhosamente enrugada, semelhante à casca de uma àrvore secular. Perante a perfeição destas duas presenças , eu não conseguia compreender porque quer esta sociedade a todo o preço que permaneçamos jovens, afastados das luzes do nascimento e da velhice, cravados no meio delas"