Publicidade

Convite a quem nos visita

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Porque estamos no Ano da Fé (18)

O que a fé não é
A fé não é sem a Palavra de Deus
A palavra que Jesus anuncia não se coaduna com as nossas pieguices frívolas ou estéreis. Muitas pessoas pensarão que a vivência da Palavra de Deus tem um único padrão, como se fosse uma coisa humana ou material que se pode possuir e dominar como todas as coisas que são deste mundo.
A palavra que Jesus comunica tem fundamentalmente a ver com o amor, reparemos no que nos diz Jesus: «Quem Me ama guardará a minha palavra e meu Pai o amará... Quem Me não ama não guarda a minha palavra». Aqui manifesta Jesus que fora do amor não pode haver escuta da palavra de Deus. Esta palavra é-nos dada por Jesus o Filho de Deus, que a tornou palavra sempre viva e encarnada em todos os contextos da história dos homens.
A Palavra de Deus é viva e eficaz. Todos os momentos da vida podem ser iluminados por esta palavra que Deus proclama. Não são estas ou aquelas formas de viver que dão consistência à Palavra de Deus. Isto é, não é este esquema, esta forma de vida ou aquela opção pessoal que predefine a palavra que Jesus nos envia. A Palavra de Deus está para a vida toda e para todos os modos de existir. Nada nem ninguém se pode considerar plenamente iluminado ou totalmente consagrado pela Palavra de Deus, porque Deus não permite aprisionamentos ou domínios desta ou daquela forma de existência. Somos chamados a guardar a Palavra com amor e não a possuí-la com arrogância sobre todos os outros.
Jesus revela-nos a verdadeira Palavra, a Palavra de Deus, e com ela somos convocados para o acolhimento do Espírito Santo. Este é o único Espírito que salva e que pode dar garantias de futuro. Nada nos deve demover desta causa. O Espírito de Deus é um caminho de salvação que nos garante uma possibilidade de graça salvadora. Nada nem ninguém nos pode contrariar nem desviar desta luz de amor revelada por Jesus Cristo na Sua Palavra.

Nota: esperemos, que por estes dias em que um Papa se retira e outro será colocado, não fique  à porta o Dom do Espírito Santo e a Palavra de Deus não seja remetida às calendas do esquecimento... É este o meu propósito e oração. 

Sem comentários: