Publicidade

Convite a quem nos visita

sexta-feira, 22 de março de 2013

Outra vez a Páscoa com toda a esperança

Mesa da palavra
Comentário à Missa deste domingo
Domingo de Ramos, 24 de Março 2013
Este dia de Ramos, convida-nos a refletir profundamente na pessoa de Jesus, não como um Rei qualquer que à maneira humana assume o poder e o domínio de uma nação, mas como um Rei obediente, servo sofredor e que se humilha diante de uma missão que depende totalmente de Deus Pai. 
Neste dia somos convidados à reflexão sobre os nossos projectos. Isto é, procuramos ver se as nossas acções estão em consonância com o bem estar e felicidade de todos. Por vezes, é um desconcerto muito grande viver nesta sociedade competitiva, que privilegia a posse, o prazer e o poder sobre os outros como se fossem os bens principais da vida das pessoas. Por isso, não nos surpreende que nesta mesma sociedade se gere tanta violência e tanta alienação que conduzem as pessoas para horizontes de desespero e de perdição total. Como satisfazer os anseios de libertação e de vida plena? Como realizar o projecto de Deus na nossa vida concreta? O que significa ser cristão hoje? - Estas são questões que podem fazer parte do nosso pensamento diante do mistério que celebramos hoje e durante esta Semana Santa. 
A Semana Santa, merece ser vivida em oração pessoal com Deus, esforço de conversão e maior dedicação aos irmãos. Do Domingo de Ramos à Quinta-feira santa, completamos os últimos dias do grande retiro quaresmal que nos apelou à conversão ou à mudança de vida, para acolher de verdade todo o mistério central da nossa fé. Com a Missa da Ceia do Senhor na Quinta-feira santa à tarde, iniciamos o Tríduo Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. O culminar de todas as celebrações é a Vigília Pascal na noite de Sábado, madrugada de Domingo. "Esta é a noite..." da glória e da vida em plenitude, como muito bem alude o canto, do Precónio Pascal. Durante esta noite, os diversos gestos simbólicos nos convocam para a grandiosidade do acontecimento que celebramos: eles são a Luz, a Palavra, a Água e a Eucaristia...
Esta Vigília desdobra-se na alegria do Domingo da Ressurreição e nos cinquenta dias do Tempo Pascal até ao Pentecostes, que são considerados como que um único e grande Domingo. A vida que se esgota na perdição dos caminhos reencontra uma luz verdadeira na cruz do amor salvador e nos guia para a vida plena do amor ressuscitado.
A Palavra Páscoa significa passagem. Passa o sofrimento e a morte. Hoje brilha a libertação da dor e canta a vitória da vida contra a injustiça deste mundo. Nesta Páscoa digamos todos: Cristo precisa de mim! 

1 comentário:

José Ângelo Gonçalves de Paulos disse...

Padre José Luís, Amigo e Irmão,sem as"hipocrisias" do Natal, esta época a da Páscoa-toca muito mais no interior dos cristãos e das suas comunidades.É uma Festa profundamente Ontológica, Hermeneutica, Teológica e Cristica . Esta tem como centro Jesus. E como muito bem nos diz no seu brilhante texto a centralidade desta semana está na Paixão, Morte e Resusrreição de Jesus Cristo. E quantos homens e quantas mulheres, nos dias de hj, sofrem a mesma peregrinação. Mas por veredas e atalhos, chegaremos às "Avenidas" do Amor, da Liberdade, e da Felicidade Supremas.O cristão morre, e, indubitavelmente, quer seguir uma viagem que não tem fim. Quem ficar em cemitérios ou em sepulcros não é cristão nem vive os princípios do Evangelho. O nosso Absoluto é DEUS. E chegaremos a Ele para continuarmos . Não foi Ele, JESUS, que no-lo disse: EU SOU. Não há antes, nem depois, há a iluminação do SER versus ter. Este é pertença do mundo. Jesus disse-nos que nós estamos, mas não pertencemos nem somos do Mundo. Somos cidadãos do CÉU.Do não lugar.Do Inefável e Inexprimível Este vive em nós quando amamos e somos confraternos. Este Ágapé, esta Mesa de manjares Divinos. Luz Suprema. Vem, Senhor Jesus, permite-nos que façamos o que fizeste na Última Ceia e pondo-nos um avental, sirvamos uns aos outros numa verdadeira Koinonia. Servir o Homem e a Mulher do seculo XXI.Dando-lhes Esperança razão primordial da nossa Fé. A Fé em Jesus, Senhor Nosso!