Convite a quem nos visita

segunda-feira, 31 de março de 2014

Twitter do Papa Francisco

Assim se segue a Quaresma...
"A Quaresma é o tempo para mudar de rumo, para reagir perante o mal e a miséria".
(Twitter do Papa Francisco)


Também hoje na homilia na Casa Santa Marta o Papa falou de duas situações de cristãos, que são muito comuns por todo o lado. Dada a oportunidade e acutilância fazemos destaque aqui no Banquete da Palavra. Os «cristãos parados» e os «cristãos errantes». 

Primeiro: «Muitos cristãos parados! Muitos que têm uma esperança débil. Sim, acreditam que haverá o Céu e que tudo acabará bem. É bom que acreditem nisso, mas não o buscam! Cumprem os mandamentos, os preceitos: tudo, tudo… Mas ficam parados. O Senhor não pode fazer deles fermento no seu povo, porque não caminham. E isso é um problema: os que estão parados. Há também os que erram o caminho: todos nós, algumas vezes, erramos o caminho, sabemos disso. O problema não é errar; o problema é não voltar quando alguém percebe que errou».

Segundo: Afirma o Papa Francisco, é o grupo talvez «mais perigoso», em que estão aqueles que «se enganam a si mesmos: os que caminham, mas não avançam»: «São os cristãos errantes: perambulam como se a vida fosse um turismo existencial, sem meta, sem levar a sério as promessas. Os que circulam e se enganam, por dizer: ‘Eu caminho!’. Não, você não caminha, você perambula. Os errantes… Ao invés, o Senhor nos pede para não parar, não errar o caminho e não perambular pela vida. Ele nos pede para ir avante com as promessas como aquele homem, que acreditou na palavra de Jesus! A fé nos coloca em caminho rumo às promessas. A fé nas promessas de Deus»

Por isso, «A Quaresma é um bom período para pensar se eu estou em caminho ou se eu estou parado: converter-se. Ou se eu erro o caminho, confessar e retomá-lo. Ou seu eu sou um turista teologal, um desses que perambulam pela vida, mas jamais fazem um passo avante. E peço ao Senhor a graça de retomar o caminho, de nos colocar em caminho, mas rumo às promessas».

Sem comentários: