Publicidade

Convite a quem nos visita

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Liberdade e sexualidade

Todos os problemas actuais de violência e de perversão sexual, têm uma origem comum, a família ou a ausência dela. Na maioria dos casos a origem radica no mau ambiente familiar, isto é, são provocados por filhos de pais alcoólicos ou de mães irresponsáveis que pura e simplesmente abandonaram os seus filhos. O divórcio é pai e mãe de muitos filhos.
Ambiente familiar onde predomina a demissão frequente dos pais, o divórcio, a palavra ensurdecedora e a pancada como únicos métodos de resolução de problemas e como as únicas formas de impor normalidade, só pode gerar gente insensível, violenta e perversa sexualmente.
A verdadeira educação para a liberdade e para a sexualidade integrada nunca pode ser transmitida por terceiros, mas sim pelos pais que devem ser os principais amigos dos filhos. Se os filhos não encontram abertura para o diálogo com os pais, procurarão fora de casa entre os companheiros, que é a pior forma para aprender tudo o que diz respeito à intimidade. Só a família pode realizar este trabalho essencial de educação.
Quando se fala de educação sexual nas escolas, penso que é uma boa medida e que pode ser um complemento daquilo que as crianças, os adolescentes e os jovens aprendem no seu ambiente familiar. Porém, dessa educação sexual é preciso desconfiar sempre, porque na maior parte dos casos reduz-se a pura informação sexual. E pelas notícias surgidas nos últimos tempos até os alunos estão cansados da educação sexual nas escolas. Ora, informação é fácil de se fazer e está aí à mão de todos, mas verdadeira educação, com referências positivas, só portas adentro e no segredo da intimidade, da afectividade e do amor. Quem melhor pode realizar isto verdadeiramente? – Só os pais...

1 comentário:

FILOSOFANDO NA VIDA disse...

Olá amigo!
Vim fazer uma visita, seguir seu blog com meu novo perfil e convidar você para conhecer, se gostar participe, será um prazer. Uma noite abençoada lindos sonhos. Abraços
Lourdes Duarte
http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/