Publicidade

Convite a quem nos visita

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O Papa um cristão igual a todos os cristãos

Frei Bento Domingues, no Público deste domingo, apresenta-nos uma reflexão brilhante sobre o paralelismo entre o Papa João XXIII e o Papa Francisco no que diz respeito à infalibilidade papal. Tanta proximidade. O Papa é um cristão igual a qualquer outro cristão. Destaco o seguinte e apresento AQUI o link para que deseje ler na íntegra. A não perder.

«Bergoglio também se esqueceu, como João XXIII, da ladainha dos títulos papais que os séculos inventaram para os distanciar dos pobres e para calar os outros membros da Igreja. Reteve apenas o de “pontífice”, o encarregado de lançar e reparar pontes para Deus e para todos os seres humanos, a começar pelos sobrantes e descartáveis, - vítimas de uma economia que mata, num mundo em que 1% da população possuiu mais de metade da riqueza mundial».

«O seu texto programático, E.G. não engana. Na Igreja, a hierarquia, as instituições e organizações, a liturgia e as doutrinas não são para ela e para a sua auto reprodução. São para a fazer sair para o mundo dos pobres, dos oprimidos, dos excluídos, das vítimas de doutrinas e práticas sociais e culturais que lhes negam o céu e a terra. Enquanto as populações não virem que o Evangelho é a alegria da libertação, não se podem interessar pela cozinha interna das instituições e organizações da Igreja».

Sem comentários: