Publicidade

Convite a quem nos visita

terça-feira, 3 de março de 2015

A ética do cuidado

Quaresma 2015
Baseando-se na mensagem do Papa Francisco, a Comissão Nacional Justiça e Paz, publica um texto de reflexão sobre a realidade de hoje na sociedade do nosso país. Seguem basicamente esta ideia central:  “A Globalização da indiferença”, que é a formulação usada na Mensagem do Papa Francisco enviada a todos nós, católicos, para a Quaresma de 2015.
Gosto muito que neste documento tenha sido invocada a memória de Maria de Lurdes Pintasilgo com esta citação, para nos proporem o caminho da «ética do cuidado» para que toda e qualquer indiferença seja esbatida. Reparemos: «O cuidado, afirma Maria de Lurdes Pintasilgo, trata das atitudes e das ações que testemunham que os humanos, as suas comunidades e nações, não estão isolados mas são interdependentes, conscientes da existência do outro e prontos a comprometerem-se com os outros (...). A ética do “cuidar” ultrapassa a um nível muito mais elevado a meta macro-económica de uma melhoria de qualidade de vida “algures” no futuro distante. (...) Uma ética do cuidado reside mais numa prática e menos num conjunto de princípios prédefinidos. (...) Implica um ‘hábito geral da mente’ centrado no cuidar (...)» (Maria de Lurdes Pintasilgo. 1998, Relatório da Comissão Independente População e Qualidade de Vida (Nações Unidas), pp. 343-344). Brilhante... Quem deseje ler o documento completo pode ir por AQUI.
Continuemos imbuídos pelo espírito da Quaresma que nos convida à conversão. Precisamos aprender e reaprender sempre a fazer com sabedoria todas as curvas do caminho da vida. 

1 comentário:

Paulina Ramos disse...

Obrigada pela partilha!
Cuidado denota sensibilidade e alguma delicadeza atributos tão raros num mundo que se deixou absorver pelo consumismo desenfreado e pelo lucro fácil.