Publicidade

Convite a quem nos visita

quarta-feira, 29 de julho de 2015

O efeito boomerang do ódio e da falta de humildade

Seria tão importante para o mundo que esta luz brilhasse no interior das comunidades… Mas infelizmente, nestes aspectos do ódio e da falta de humildade, os maus exemplos vêm a maior parte das vezes do interior das igrejas.
Papa Francisco, duas citações brilhantes:
Primeira:
«Dê tempo ao tempo. Isto é útil para nós, quando temos pensamentos negativos sobre os outros, sentimentos ruins. Quando temos antipatia, ódio, não deixem que cresçam, parem, dêem tempo ao tempo. O tempo coloca as coisas em harmonia e nos faz ver o lado justo das coisas. Mas se reagirmos no momento da fúria, é certo que seremos injustos. Injustos. E faremos mal a nós mesmos. Este é um conselho: o tempo, o tempo, no momento da tentação». 
Segunda:
«E esta é a santidade da Igreja, esta alegria que dá a humilhação, não porque a humilhação é bela, não, isso seria masoquismo, não: porque com aquela humilhação se imita Jesus. Duas atitudes: a do fechamento que leva ao ódio, à ira, a querer matar os outros; e a da abertura a Deus no caminho de Jesus, que faz receber as humilhações, inclusive as mais fortes, com esta felicidade interior porque estamos certos de caminhar na estrada de Jesus».

Sem comentários: