Convite a quem nos visita

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

A luz de São Francisco Xavier para início da semana

Perante a inquietação que nos rodeia, que até conduz a uma certa solidão e desencanto, descubro entre os livros esta mensagem de São Francisco Xavier. Apreciem com prazer e rezemos juntos isto que ele nos segreda interiormente:
«Diz à Igreja que o seu coração, a sua luz e a sua força é Jesus Crucificado Ressuscitado, Deus Feito Homem, o Vivente, o Vencedor da morte e do pecado. E que, por isso, o segredo da vida em santidade, da comunhão fraterna, do entusiasmo apostólico, da coragem para estar no mundo sem ser do mundo vem de dentro: da experiência do encontro com Jesus; e não de fora: da idade e número dos fiéis, da força do dinheiro, do poder ou da técnica.
Diz à Igreja que tem uma missão bela e imprescindível: a de mostrar a todos o rosto de Deus-Amor e de ajudá-los a deixarem-se envolver no mistério do amor de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Diz às pessoas, sedentas de sucesso, que o encontro com o Ressuscitado, em vez de diminuir o encanto da vida, é condição essencial para que o homem descubra e viva em toda a beleza e grandeza a existência humana, como o testemunharam S. Paulo e Santo Agostinho.
Diz aos cristãos que deixem um cristianismo medíocre e rotineiro; que aspirem como S. Paulo a estar-com-Cristo-sempre-mais; e que sirvam e amem Cristo nos pobres e nos pecadores.
Diz aos sacerdotes que louvem o Senhor pela sua vocação e se deixem enamorar e marcar pela Cruz de Jesus. Assim perceberão a grandeza da sua missão e a urgência de, para evangelizar, cultivarem, entre outras, 'as virtudes da obediência, castidade, humildade, paciência, amor ao próximo'.
Diz aos jovens que tenham a lucidez e a coragem de abrir o seu coração a Jesus, procurando-o na comunhão da Igreja, que é o seu Corpo, certos que o resto virá por acréscimo». (In Rostos de Esperança, Paulinas 2010).

Sem comentários: