Publicidade

Convite a quem nos visita

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

As indulgências que o mundo e a vida precisam

Jubileu extraordinário da Misericórdia...
A misericórdia é um termo que se refere à benevolência, ao perdão e à bondade. A Misericórdia é um sentimento de compaixão, despertado pela desgraça ou pela miséria alheia. A expressão misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de miserere (ter compaixão), e cordis (coração). «Ter compaixão do coração», significa ter capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente, aproximar os seus sentimentos dos sentimentos de alguém, ser solidário com as pessoas.
Mas o que é a misericórdia de Deus? – O profeta Oséias responde: «Meu coração se contorce dentro de mim, minhas entranhas comovem-se, não executarei ao ardor de minha ira... porque sou um Deus e não um homem» (Os. 11,8). Neste sentido, o Papa Francisco na Casa Santa Marta conclui ontem a sua homilia contando um facto que ocorreu em 1992 em Buenos Aires, durante uma Missa pelos doentes. Estava confessando há muitas horas e estava a ponto de se levantar quando chegou uma mulher muito idosa, com cerca de 80 anos, «com os olhos que viam além, esses olhos repletos de esperança». «E eu disse: “Avó, a senhora quer se confessar?” Porque eu estava indo embora. “Sim”. “Mas a senhora não tem pecados”. E ela disse-me: “Padre, todos nós os temos”. “Mas, talvez o Senhor não os perdoa?” “Deus perdoa tudo!”, disse-me. Deus perdoa tudo. “E como é que a senhora sabe disso?”, perguntei. “Porque se Deus não perdoasse tudo, o mundo não existiria”. Diante dessas duas pessoas – o livre, a esperança, aquele que oferece a misericórdia de Deus, e o fechado, legalista, o egoísta, o escravo da própria rigidez – recordemos desta lição que esta idosa de 80 anos – ela era portuguesa – me deu: Deus perdoa tudo, só espera que nos aproximemos Dele».
A misericórdia de Deus é um assunto muito falado na Palavra de Deus. Realmente, a palavra «misericórdia» aparece lá mais de 250 vezes. A palavra Misericórdia é muito utilizada nas orações e pedidos. É uma palavra que está muito perto de Deus e apresenta-nos uma manifestação especial da sua graça e do seu amor para com todos os homens e mulheres. Tanto no Antigo Testamento bem como nos livros do Novo Testamento, vamos encontrar em muitas passagens esta palavra misericórdia. Para já ficamos com esta pequena achega sobre o que é e o que representa na nossa fé a misericórdia de Deus. Pode ser que tenha faltado dizer que a misericórdia de Deus percebe-se em cada pessoa que seja capaz de assumir na sua realidade concreta atitudes que demonstrem o que é a bondade, a amizade, o perdão e a compaixão. Estas sim são as verdadeiras «indulgências» que o mundo, a Igreja e a humanidade inteira precisam.

Sem comentários: