Convite a quem nos visita

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Os contornos modernos na vida de ladrão

Há notícias interessantes logo pela manhã. Esta chamou-me à atenção. 500 euros roubados de quatro Igrejas em Santa Cruz, afirmando que o ladrão varreu as caixas das esmolas. Como sabiam que lá dentro tinha 500 euros? Falaram com o autor do roubo? Há um chip qualquer que vai fazendo a contagem das esmolas? Como se pode chegar a esta soma?
Esta notícia refrescou-me na cabeça uma história curiosa que o blogue Deprofundis divulgou… Vale a pena ler e ilustra bem os nossos tempos, até nisto da vil e desprezível «arte» de roubar. 

Dois ladrões entraram num banco numa pequena cidade. Um deles gritou: "Não se mexam! O dinheiro pertence ao banco mas as vidas são vossas". 
Imediatamente todas as pessoas se deitaram no chão em silêncio e sem pânico.
LIÇÃO 1: Este é um exemplo de como uma frase dita correctamente e na altura certa pode fazer toda a gente mudar a sua visão do mundo.
Uma das mulheres estava deitada no chão de uma maneira provocante. Um dos assaltantes aproximou-se e disse-lhe: - "Minha senhora, isto é um roubo e não uma violação. Por favor, procure agir em conformidade. "
 LIÇÃO 2: Este é um exemplo de como comportar-se de uma maneira profissional e concentrar-se apenas no objectivo.
No decorrer do assalto, o ladrão mais jovem (que tinha um curso superior) disse para o assaltante mais velho (que tinha apenas o ensino secundário): - "Olha lá, se calhar devíamos contar quanto é que vai render o assalto, não achas?". O homem mais velho respondeu: - "Não sejas estúpido! É muito dinheiro para o estar a contar agora. Vamos esperar pelo Telejornal para descobrir exactamente quanto dinheiro conseguimos roubar". 
 LIÇÃO 3: Este é um exemplo de como a experiência de vida é mais importante do que uma educação superior.
Após o assalto, o gerente do banco disse ao caixa: - "Vamos chamar a polícia e dizer-lhes o montante que foi roubado".- "Espere", disse o caixa "porque não acrescentamos os 800 mil euros que tirámos há alguns meses e dizemos que também esse valor foi roubado no assalto de hoje?”.
 LIÇÃO 4: Este é um exemplo de como se deve tirar proveito de uma oportunidade que surja.
No dia seguinte foi relatado nas notícias que o banco tinha sido roubado em 3 Milhões de Euros. Os ladrões contaram o dinheiro mas encontraram apenas 1 Milhão. Um deles começou a resmungar: - "Nós arriscamos as nossas vidas por 1 Milhão enquanto a administração do banco rouba 2 Milhões sem pestanejar e sem correr riscos? Talvez o melhor seja aprender a trabalhar dentro do sistema bancário em vez de ser um simples ladrão".
LIÇÃO 5: Este é um exemplo de como o conhecimento pode ser mais útil do que o poder.
 Moral da história:
 Dá uma arma a alguém e ele pode roubar um banco.
 Dá um banco a alguém e ele pode roubar toda a gente...
Autor desconhecido

Sem comentários: