Publicidade

Convite a quem nos visita

quinta-feira, 5 de maio de 2016

A proximidade de Deus

Comentário para o domingo da Ascensão. Pode servir a quem habitualmente vai à missa e não só...
Santo Agostinho diz sobre a Ascensão de Jesus: «Ele não abandonou o céu quando desceu até nós, e não nos abandonou quando subiu ao céu».
O que é a Ascensão de Jesus? - Tem a ver com a ideia difundida em todo o Evangelho, «Jesus subiu aos céus». Quer isto dizer o seguinte: «Jesus ressuscitou, foi glorificado e entrou na glória de Deus». Diríamos que Jesus voltou de onde tinha vindo.
O mistério da Ascensão, é o momento em que Jesus volta à casa do Pai, mas é também o momento em que toda a humanidade com ELe e Nele se vê elevada ao mais alto da dignidade. Isto é, em Jesus elevado ao céu toda a humanidade é tomada por Deus para se divinizar. E com esta ideia fica confirmada a palavra de Santo Ireneu quando diz o seguinte: «Em Jesus, tornamo-nos todos deuses». É uma experiência de transcendência. Tomás Halik, o teólogo e escritor checo que esteve recentemente em Portugal para proferir uma conferência, o «Regresso de Deus» e apresentar o seu mais recente livro: («Quero que tu sejas - Podemos acreditar no Deus do amor?»), nos vários pronunciamentos que fez, há uma frase marcante e bem reveladora dessa experiência do transcendente de Deus em nós, disse assim: «Devemos aceitar esta experiência da transcendência de Deus, para depois encontramos este Deus que está tão perto de nós que nem o vemos», explica o padre Halik.
Parece forte esta expressão, mas revela-nos a densidade do amor de Deus encarnado na história concreta do mundo. Por isso, mais claro se torna para nós a visão de São Paulo: «Aquele que preenche tudo em todos». O todo de Jesus torna-se oferta para tudo e todos para vida deste mundo e do que há-vir em glória para depois da finitude desta vida material que se vai dando em cada um de nós à medida que moremos.
Participamos efectivamente da divindade de Jesus e tomamos parte da mesa do banquete da plenitude da vida que Deus concede a todos os que se deixam envolver pelo Seu amor. Na Ascensão de Jesus vemos o quanto é importante nos empenharmos na promoção da vida com saúde e felicidade aqui e agora, na esperança e na fé do amanhã glorioso que Jesus nos garante, onde seremos tudo em todos nessa grande densidade do amor em plenitude para a eternidade.

Sem comentários: