Publicidade

Convite a quem nos visita

terça-feira, 7 de junho de 2016

A lição de São Filipe Néri

São Felipe Néri era um padre conhecido pelas penitências criativas que dava aos seus fiéis. Certa vez uma mulher veio se confessar a ele, dizendo que cometia o pecado de falar mal do próximo.  Disse ainda que depois que se confessava acabava incorrendo novamente no mesmo pecado.  
São Felipe Néri ouviu atentamente a confissão da mulher e deu-lhe a seguinte penitência: ela deveria depenar uma galinha, caminhando pelas ruas de Roma, e depois  deveria voltar para continuar a penitência. Assim fez a  mulher. Depenou a galinha, caminhando pelas ruas de Roma, e voltou para junto do padre, perguntou o que mais teria de fazer.
São Felipe foi certeiro: «Agora, volta por todas as ruas pelas quais caminhaste e recolhe uma a uma as penas da galinha. E presta atenção, não deixes uma pena sequer esquecida».
A mulher retorquiu: «Mas, padre, isso é impossível! Estava tanto vento que nunca poderei recolher todas as penas».
«Eu sei, minha filha. Espero que tu tenhas compreendido a lição. A tua maledicência é parecida com essas penas. As palavras ditas sem compaixão espalham-se e depois não há como recolhê-las».
O Papa Francisco faz moral desta história com este magnífico pensamento: Todas as maledicências «são as armas do diabo». «Quantas belas comunidades cristãs foram destruídas pelo ressentimento e pela maledicência que entrou na alma de um único membro da comunidade! Não é exagero: uma pessoa que está sob a influência da inveja e do ciúme mata». O Apóstolo São João confirma: «Todo aquele que odeia o seu irmão é um assassino», e «o invejoso, o ciumento, começa a odiar o seu irmão».

Sem comentários: