Publicidade

Convite a quem nos visita

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Momento do envio dos discípulos

Comentário à missa deste domingo XIV Tempo Comum. Pode servir para quem vai à missa no fim de semana e não só... Espero que seja útil para além.
Imagem Google
O tema deste domingo é "o envio". Jesus envia os seus discípulos para o meio do mundo. Todos nós cristãos, fomos chamados e somos enviados para anunciar a Boa Nova de Jesus entre todos os povos. Este ensinamento pode ser feito através da palavra e principalmente através da vida, do testemunho. É na alegria de viver o nosso ser cristão que mostraremos o sentido que tem Cristo para as nossas vidas. O cristão é chamado a viver uma relação de amor que qualifica a sua vida, pois, "na verdade, é Deus que produz em nós tanto o querer como o fazer, conforme a Sua vontade" (Fl 2,13).
A vida divina age incessantemente na nossa pessoa. Exige dela um modo de vida coerente com os ensinamentos de Jesus Cristo pois, estes tornam-se vida interior: "Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim (...) "ninguém me importune, porque eu trago no meu corpo os estigmas de Jesus" (Gl 2,20; Gl 6, 17). Porque, o grande desafio é ser enviado para o meio de lobos.
Jesus envia para o meio do mundo, onde haverá gente muito boa, mas também gente muito má. Ambos precisam do amor de Jesus. Muitos homens maus e mulheres más são bons e amigáveis com as pessoas de quem gostam. Mas o nosso verdadeiro carácter revela-se quando temos que nos doar aos agressivos, aos traidores e arrogantes, quando somos colocados à prova e temos que amar as pessoas de quem não gostamos tanto ou têm atitudes más.
Assim, o ser discípulo de Jesus está ligado ao carácter, à paciência, à bondade, à humildade, à abnegação, ao respeito, à generosidade, à honestidade e compromisso... Mais ainda se pensarmos que devemos ser tomados de uma consciência muito forte sobre a justiça e o bem comum. Para que o mundo em que nós vivemos se torne mais feliz para todos nós.

Sem comentários: