Publicidade

Convite a quem nos visita

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Na companhia do silêncio

Agora que já está mais que consumada a viragem do ano, assentamos no chão da normalidade da vida. Sempre precisamos de companhia que nos ajude, que dê sentido ao que somos e ao que fazemos. Mesmo que pareça esquisito trago aqui à liça para a reflexão o que todos nós sabemos, mas que frequentemente esquecemos, o valor da companhia do silêncio. Porque os silêncios são a melhor força interior para vencer os obstáculos que se colocam diante de uma história pessoal.

Como se encontra esse silêncio? - Numa busca constante pelos lugares e pelas mediações que façam ecoar essa condição da alma. Com toda a certeza que não será no rebuliço de uma cidade movimentada com carros e muitas pessoas. Também não será na confusão diária das tarefas e das relações conturbadas com os colegas de trabalho. E não será na ocupação total do tempo com muitas atividades. Nem muito menos perante o vazio das propostas que alguns meios de comunicação social nos apresentam.

Só o recolhimento pode proporcionar a descoberta do silêncio, que se pode encontrar em qualquer lugar que cada um considere apropriado para fazer o desvelamento dessa realidade como possibilidade de encontro interior com o valor da vida e com a realização de todo o bem que conduz à felicidade.

Muitos fogem dos silêncios da vida como se fossem sinónimos de solidão. Mas, o silêncio é sempre necessário e a vida sem silêncios não tem muito sentido.

A solidão, não serve e deve ser exorcizada por todos. A luta contra a solidão deve ser uma constante na vida de qualquer pessoa. A procura do silêncio ou dos momentos de silêncio deve ser uma condição que todos e cada um devem alimentar como valor essencial para o equilíbrio das opções e da vida toda. Nenhum caminho será longo na companhia do silêncio.

Sem comentários: