Publicidade

Convite a quem nos visita

sábado, 24 de setembro de 2011

Está giro... Faz sentido

APRENDA a forma CORRETA:
«HOJE É DOMINGO PÉ DE CACHIMBO»... - e eu ficava imaginando como seria um pé de cachimbo, quando o correto é: «HOJE É DOMINGO PEDE CACHIMBO»... - Domingo é um dia especial para relaxar e fumar um cachimbo ao invés do tradicional cigarro (para aqueles que fumam, naturalmente...). E nós pensamos que se repete corretamente os «ditos populares»...
Dicas do Prof. Pasquale:
No popular diz-se: «Este menino não pára quieto, parece que tem bichocarpinteiro» - A minha grande dúvida na infância.... Mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro???
Correto: «Este menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro» - Está aí a resposta para o meu dilema de infância!
OUtro: «Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão». - Enquanto o correto é: «Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.» - Se a batata é um caule subterrâneo, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparramaria pelo chão se ela está debaixo dele? «Cor de burro a fugir» O correto é: «Corro d0 burro quando ele foge!» - Este foi o pior de todos! Burro muda de cor quando foge??? Qual cor com que ele fica??? Porque mudaria ele de cor???"
Outro que na gíria popular todo a gente erra:
«Quem tem boca vai a Roma.» - Bom, este eu entendia, de modo errado, mas entendia! Pensava que quem sabia se comunicar ia a qualquer lugar! Mas, o correto é: «Quem tem boca vaia Roma.» (isso mesmo, do verbo vaiar). Outro que todas as pessoas dizem errado, «Cuspido e escarrado» - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. O correto é: «Esculpido em Carrara.» (Carrara é um tipo de mármore).
Mais um famoso e muito popular.... «Quem não tem cão, caça com gato.» - Entendia também, erradamente, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça o gato ajuda! Tudo bem que o gato só faz o que quer, mas vai que o bicho está de bom humor! O correto é: «Quem não tem cão, caça como gato.... ou seja, sozinho!»
Vais dizer que falavas sabendo o sentido correto de algum desses?????
AGORA ENTÃO... ESPALHA... A LÍNGUA PORTUGUESA AGRADECE !
Recebido por mail...
Nota: Junto o desejo de bom fim de semana para todos...

2 comentários:

Espaço do João disse...

Obrigado Caro amigo. Lá diz o ditado:-
Nunca é tarde para aprender

José Luís Rodrigues disse...

De nada amigo, também achei curioso e interessante...