Publicidade

Convite a quem nos visita

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Hino à Tolerância

«Já será grande a tua obra se tiveres conseguido levar a tolerância ao espírito dos que vivem em volta; tolerância que não seja feita de indiferença, da cinzenta igualdade que o mundo apresenta aos olhos que não vêem e às mãos que não agem; tolerância que, afirmando o que pensa, ainda nas horas mais perigosas, se coíba de eliminar o adversário e tenha sempre presente a diferença das almas e dos hábitos; dar-lhe-ão, se quiserem, o tom da ironia, para si próprio, para os outros; mas não hão-de cair no cepticismo e no cómodo sorriso superior; quando chegar o proceder, saberão o gosto da energia e das firmes atitudes. Mais a hão-de ter como vencedores do que como vencidos; a tolerância em face do que esmaga não anda longe do temor; então, antes os quero violentos que cobardes. Mas tu mesmo, Marcos, com que direito és tolerante? Acaso te julgas possuidor da verdade? Em que trono te sentaram para que assim olhes de cima o resto dos humanos e todo o mundo em redor? Por que tão cedo te separas de compreender e de amar? Tens a pena do rico para o pobre, dás-lhe a esmola de lhe não fazer mal; baixaste a suportar o que é divino como tu; e queres que te vejamos superior porque já te não deixas irritar por gestos ou palavras dos irmãos. Mais alto te pretendo e mais humilde; à tolerância que envergonha substitui o cálido interesse pedagógico, o gosto fraternal de aprender e de guiar; não levantes barreiras, mas abate-as; se consideras pior o caminho dos outros vai junto deles, aconselha-os e guia-os; não os deixes errar só porque os dominarias, se quisesses; transforma em forte, viva chama o que a pouco e pouco se dirige a não ser mais que um gelado desdém».
In Agostinho da Silva, in 'Considerações'
Nota do autor do blog: A violência contra quem quer que seja é um acto de covardia que brada aos céus. A pedagogia da tolerância e do respeito pelo outro é o caminho de Deus, e, por isso, deve ser o caminho das criaturas humanas criadas pelo grande amor deste Deus criador, sempre apaixonado pela tolerância e pelo respeito...

1 comentário:

José Ângelo Gonçalves de Paulos disse...

Uma sociedade que se rege por princípios de tolerância é, efectivamente, uma sociedade aberta, livre e exigente. O exercício da democracia está baseado nesse princípio: TOLERÂNCIA.O discurso da praça pública baseia-se nos valores de dar cabo a tudo aquilo que seja autista ou, pior, ainda no salve-se-quem-puder-. Só o discurso aberto é que leva-nos aos novos conhecimentos do SER ontológico contra o TER descontrolado e o ser Humano realiza-se deste modo. Somos criadores e criativos. Sem medos.