Convite a quem nos visita

sábado, 21 de agosto de 2010

Recomeçar!

O segredo das vitórias está na perseverança audaz. A vida oferece-nos tantas vezes derrotas desanimadoras, mas, se olharmos a natureza, encontramos na vida dos pássaros um exemplo formidável de perseverança. Observemos a lição das avezitas perante a adversidade. Gastam dias e dias a construir seu ninho. Com que entusiasmo buscam materiais tantas vezes em locais distantes. Partem cantado em busca de materiais apropriados: pedacitos de ramos secos, de palha, de penas. Sempre com entusiasmo indescritível. Mas, quando o ninho se esboça quase pronto para acolher os ovos, um temporal imprevisto ou um animal ou uma criança ignorante desfazem aquela pequenina construção de amor. Mas os pássaros não desistem. Recomeçam a faina de construção, sempre cantando num canto de entusiasmo e de esperança, num vaivem incansável, para realizarem seu sonho. E o ninho surge e recebe os primeiros ovos. Muitas vezes, porém, algo inesperado volta a destruir aquele sonho lindo...
Dói recomeçar do zero, mas mais uma vez aqueles pássaros não desistem. Recomeçam cantando. Pouco a pouco, pacientemente, vão construindo novo ninho para colocar seus ovos e acalentar seus filhotes. Na nossa vida deparamos algumas vezes com desaires que nos prostram e nos desanimam, que destroem nossos sonhos e projectos. Quantos golpes atiram por terra o nosso emprego, a nossa saúde, os nossos empreendimentos, as nossas realizações. Quantas vezes teremos pensado e dito: Basta!
Mas a lição de perseverança das aves ensina-nos a recomeçar uma vez, duas vezes ou mais, até conseguirmos reconstruir os nossos sonhos – pessoais ou da nossa família. Dói imenso ter de recomeçar, de renovar tantos sacrifícios, tanto trabalho, tantas lutas, tantas lágrimas. Mas recomeçando com entusiasmo, com a ajuda dos homens e de Deus, alcançaremos a alegria da vitória e da felicidade.
Mário Salgueirinho
imagem apresentada em: blogs.abril.com.br/

Sem comentários: