O Diário de Notícias do Funchal, publicou uma reportagem no Domingo 1 de Fevereiro sobre a Freguesia do Jardim da Serra. A imagem que transparece desta Freguesia é do mais negativo que alguma vez vi sobre uma terra e um povo. Até parece que não existe ali mais nada senão misérias e viciados de toda a ordem. A beleza deste sítio e as gentes que o embelezam ainda mais mereciam que se destacasse o quanto custa a vida actualmente, porque a maioria da população vive da agricultura e uma grande parte (sobretudo os mais jovens) trabalham em serviços.
O destaque não foi para o que de muito bom se faz nesta Freguesia e na beleza geral que a enforma, mas foi logo para chamada de primeira página o consumo de estupefacientes (droga), o consumo de álcool, pobreza geral e outras misérias. Naturalmente que ninguém nega que o trágico e consumo de estupefacientes sejam uma realidade dos nossos dias e está totalmente generalizado, todas as populações estão mais ou menos familiarizadas com esta realidade. Mas, nenhum povo se reduz a isso e está muito para além disso o pensamento e os seus afazeres. Este trabalho é pobre e desprestigiante para a Freguesia do Jardim da Serra.
Por isso, fica uma imagem degradante da Freguesia que tanta luta precisou para ser o que é. Porém, resta o consolo que esta imagem negativa é passada por um órgão de informação que não se inibe de fazer um «jornalismo terrorista», porque sempre confunde a parte com tudo e um ou dois com toda a gente. Até quando durarão estes escribas de vão de escada, sem respeito pelas nossas gentes?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário