Publicidade

Convite a quem nos visita

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Maria de Nazaré mais Discípula do que Mãe

A propósito do dia da Imaculada Conceição
...........................
Se Nossa Senhora fosse menos olhada como Mãe de Jesus e mais como a discípula ou a apostola de Jesus, dar-se-ia uma revolução na Igreja Católica e quiçá no mundo cristão.
Explico-me. Maria de Nazaré foi sempre considerada ao longo dos século como a Mãe Imaculada, a mulher submissa à virgindade e endeusada no papel de Mãe, coisa que os textos bíblicos facilmente desmentem e falam-nos de uma mulher interventora, discípula, que antes de ser Mãe, ouve a Palavra de Deus e a coloca em prática. Eis o papel do discípulo/a, aquele ou aquela que se coloca aos pés de Jesus para escutar a Sua Palavra.
Maria, trata-se de uma mulher activa, que vai ao encontro dos outros e resiste de pé firme ao pé da cruz. Antes de ser a Mãe, é a discípula que escuta, mas avança na entrega total à causa de Jesus.
Se esta visão sobre Maria de Nazaré fosse mais rezada, celebrada pelo mundo cristão, as mulheres teriam o seu verdadeiro lugar nas igrejas e estariam em plena igualdade face aos homens. Não haveria acepção de pessoas. Os sacramentos seriam para todos, especialmente, o Sacramento da Ordem que continua vedado às mulheres. Ora, uma reviravolta enorme no pensamento e na mentalidade dos cristãos.
O que se diz ou prega sobre Maria de Nazaré reveste-se de uma desumanidade impressionante. A iconografia mariana é disso um exemplo. As imagens que se contemplam de Maria de Nazaré, revelam uma mulher assexuada, nada próxima da condição do ser mulher. Um rosto sempre tristonho, cabisbaixo e de mãos sempre voltadas para o céu como se o inferno estivesse aí junto aos pés. Esta visão do ser mulher em nada tem que ver com a condição feminina e não espelha a dignidade que esta condição expressa de riqueza e diversidade. A feminilidade ainda continua a ser um perigo para as igrejas profundamente masculinizadas que a tradição máscula arquitectou baseada na imbecilidade de se dizer que é a vontade de Deus. A divinização de tais argumentos é um sacrilégio e uma ofensa ao Deus da universalidade bem patente no Evangelho da Cananeia e no diálogo extraordinário de Jesus com a Samaritana junto ao poço de Jacob.
Maria de Nazaré, antes de ser Mãe, é a Serva de Deus, que participa do plano libertador que Deus quer levar adiante a favor da humanidade inteira. É Ela que se levanta como profeta ou discípula ou apostola para dizer «NÃO» a tudo o que se opõe a esse plano libertador de Deus. O Seu «SIM» não é uma manifestação submissa, mas compromisso activo, militante nessa obra de Deus. Ela é a Maria do povo, um povo concreto, a mulher do nosso chão, a companheira que faz caminho connosco nas veredas deste mundo e que em cada esquina nos toca com o Seu abraço de amor. O Evangelho prova-nos que esta mulher é a Maria pobre, que vem do meio do povo, da aldeia, da cidade… Ora integrada no sangue que escorre nas encruzilhadas dos caminhos ora desprezada por ser mulher e por manifestar a diferença, exactamente, como acontece ainda hoje a qualquer mulher que assuma activamente a sua condição feminina e que se preze porque quer ser diferente do status machista que a sociedade convencionou.
No canto de Maria «O Magnificat», acolhemos Maria como a mulher pobre vergada ao carinho dos pobres desta vida, que procuram Deus e gritam por justiça. É desta mulher que se aprende o que é a fé, a escuta, a reflexão e a capacidade de decidir, mesmo que muitas vezes a compreensão das coisas não seja assim tão clara e tão óbvia como Ela desejaria.
Assim, mais valia para uma humanidade mais justa, fraterna e amiga dentro das igrejas cristãs se Maria de Nazaré fosse olhada como a discípula ou a apostola e não tanto como a Mãe, que Jesus desvaloriza frequentemente em muitos momentos do Evangelho. E mais, Maria não se valeu da sua condição de Mãe para contrariar o Filho e fez-se discípula.
JLR
Imagem Google

2 comentários:

José Ângelo Gonçalves de Paulos disse...

P. José Luís que riquíssimo texto,qu8er como teologia, quer como valor literário. Contrasta com a opinião das "Senhoras" que andam por essas igrejas e andores do mundo católico, tão do gosto dos papas sobretudo do, agora, Beato João Paulo II. Que tem uma visão muito mariana que coloca-a acima de Jesus. Li em tempos o jesuíta espanhol, Pedro Lamet que tem uma visão muito próxima da sua e fala do namoro de José com Maria. Coloca-a numa janela a aguardar o seu José que vinha do trabalho e depois iam para uma riacho chapinhar as aguar e ela, Maria, muito rosadinha,mas mais destemida que José que era tímido. Diz o tal Jesuita que foi director da Vida Nueva. Enquanto a Igreja não humanizar Maria -tal como diz o Pe.José Luís- o mundo católico ficará sp beato e cheio de rezinhas, peregrinações,medalhinhas e o céu mariano é mais um infewrno apregoado. Ora, A Senhora como a designamos com veneração, é uma mulher encarnada no seu povo e lutadora pela causa do seu Filho.

Cisfranco disse...

Gostei deste seu texto e concordo consigo.
Há no cristianismo católico uma inversão de valores entre o Mestre e a mãe d'Ele. Pode parecer que não, mas... isso é um virus endémico que mina a vitalidade da árvore.