Publicidade

Convite a quem nos visita

domingo, 28 de junho de 2009

Faleceu o Padre António Pestana Martinho

O Padre António Joaquim Figueira Pestana Martinho, sacerdote diocesano da Diocese do Funchal, faleceu no dia 27 de Junho de 2009, no Hospital Central do Funchal. A doença que padecia (cancro) agravou-se nos últimos tempos. Tinha 78 anos de idade, era natural da freguesia de Ponta Delgada Concelho de São Vicente. Nasceu no dia 12 de Agosto de 1930, era filho de João Pestana Martinho e de Maria Jacinta Figueira Pestana. Frequentou o Seminário Diocesano do Funchal, sendo ordenado Sacerdote no dia 21 de Agosto de 1955. Dentro dos serviços eclesiásticos que desempenhou na Diocese do Funchal, destacamos os seguintes:
- Pároco do Arco de São Jorge a 29 de Fevereiro de 1956
- Pároco do Faial, a 31 de Dezembro de 1960
- Pároco da Camacha, a 9 de Março de 1968
- Pároco de Machico e Ribeira Seca, a 31 de Janeiro de 1979
- Arcipreste de Machico e Santa Cruz
- Membro do Conselho Presbiteral, de 1983 a 1990
Foi pároco da paróquia de Machico e Ribeira Seca, durante 30 anos, até á data da sua morte. Na sua passagem pela Camacha, fundou, no dia 10 de Agosto de 1973 a Banda Paroquial de São Lourenço.
O seu funeral será terça feira, dia 30 de Junho, com missa na Igreja Paroquial de São Martinho às 15H00, presidida pelo Senhor Bispo do Funchal, D. António Carrilho, seguindo o funeral para o Cemitério de São Martinho, no Funchal. O Seu Corpo estará em Câmara Ardente a partir das 10 horas na Igreja Paroquial de São Martinho, no dia 30 de Junho.
N.B. A missa do funeral será naquela igreja e não em Machico, por vontade expressa pelo próprio Sr. Padre Martinho, que desejava, conforme comunicado pela família, que a missa, por ocasião da sua morte, fosse na igreja de São Martinho, onde o seu irmão padre, falecido muito novo, havia celebrado a sua primeira missa.
Dai-lhe, Senhor, o eterno descanso, entre os esplendores da luz perpétua. Descanse em paz. Ámen.

Sem comentários: