Publicidade

Convite a quem nos visita

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Paulo só se alegrava no amor de Cristo

Nota do autor do blog: hoje 25 de Janeiro é o dia da Conversão de S. Paulo. O texto que se segue é de S. João Crisóstomo. É extrordinária a visão que nos é apresentada do Apóstlo dos Gentios, serve para a nossa acção hoje, onde os tormentos não são menores em relação aos tempos do grande e corajoso São Paulo.
O que é o homem, quão grande é a dignidade da nossa natureza e de quanta virtude é capaz a criatura humana, Paulo o mostrou mais do que qualquer outro. Cada dia ele subia mais alto e aparecia mais ardente, cada dia lutava com energia sempre nova contra os perigos que lhe surgiam pela frente, de acordo com o que ele próprio afirmava: “Esqueço-me do que já passou e avanço para as coisas que estão à minha frente”.
No meio das insídias dos inimigos, conquistava contínuas vitórias, triunfando de todos os seus assaltos. E, em todo o lado, sofrendo pancadas, injúrias e maldições, como se fosse conduzido em cortejo triunfal, cumulado de troféus, nelas se gloriava e dava graças a Deus, dizendo: “Sejam dadas graças a Deus, que sempre triunfa em nós”.
Avançava ao encontro da humilhação e das ofensas que tinha de suportar por causa da pregação, com mais entusiasmo do que o que pomos nós em alcançar o prazer das honras; punha mais empenho na morte do que nós na vida; ansiava mais pela pobreza do que nós pelas riquezas; e desejava sempre mais o trabalho sem descanso do que nós o descanso depois do trabalho. Uma única coisa o assustava e lhe metia medo: ofender a Deus; e uma única coisa desejava: agradar sempre a Deus.
Só se alegrava no amor de Cristo, que era para ele o maior de todos os bens; com isto considerava-se o mais feliz de todos os homens; sem isto para nada lhe servia a amizade dos senhores e dos poderosos. Preferia ser o último com este amor, isto é, ser do número dos réprobos, do que encontrar-se no meio dos homens famosos pela consideração e pela honra, mas privado do amor de Cristo.
Para ele, o maior e único tormento era separar-se deste amor; esta era a sua geena, o seu único castigo, este o infinito e intolerável suplício.
Gozar do amor de Cristo era para ele a vida, o mundo, o anjo, o presente, o futuro, o reino, a promessa, enfim, todos os bens; e fora disto, em nada punha tristeza ou alegria. De tudo o que se pode ter neste mundo, nada lhe era agradável ou desagradável.
Desprezava todas as coisas que admiramos, como se despreza a erva apodrecida. Para ele, tanto os tiranos como as multidões enfurecidas eram como mosquitos.
Considerava como jogos de crianças os mil suplícios, os tormentos e a própria morte, contanto que pudesse sofrer alguma coisa por Cristo.
S. João Crisóstomo
Imagem: Paolo Uccello (C. 14359

1 comentário:

Anónimo disse...

PadreJosé Luís de todos os apóstolos ele, sem conhecer Jesus, foi o maior. Segundo o grande teólogo Hans Kung foi um dos maiores estruturalistas do Cristianismo. Foi o primeiro. Para ele "viver é Cristo". Saiu do casulo do judaísmo para ser global.