Publicidade

Convite a quem nos visita

terça-feira, 25 de maio de 2021

Luisa Paolinelli - alertas importantes


A partir do minuto 36.21 ficou este alerta....

«A Igreja Católica devia abrir-se mais às mulheres, eu sei que está se à abrir à parte laica, o bispo de Setúbal escolheu uma mulher para a Cúria, por isso, seria importante dar mais participação às mulheres. Eu leio o Evangelho não vejo a mulher como parte do fermento, vejo a mulher como o fermento. Ela é fermento, acho que Jesus a viu a assim. As interpretações que vieram a seguir, que colocaram a mulher num lado carnal, de tentação, do pecado… Houve aquela dicotomia muito grande do que é que é Eva e Maria. Eu acho que quando leio o Novo Testamento, eu vejo a importância que Jesus dá à mulher e há uma parte em que fala dela como fermento para puder fazer o pão, portanto, ela é essencial. Eu acho que neste momento a Igreja Católica podia fazer um passo nesse sentido, parece-me que aceita muitas coisas, mas no que toca à mulher está a fazer passos muito pesados ainda, sofridos… Face a um mundo ainda muito patriarcalista, eu acho que a Igreja podia dar um exemplo, podia estar na vanguarda. Não sei bem onde é que o Papa Francisco diz o seguinte, foram as mulheres que durante séculos sofreram mais por causa de uma certa marginalização e que a mulher deve ser integrada na igreja, deve fazer parte de uma forma laica, mas também de uma forma mais ativa na organização estruturante da igreja».

Sem comentários: