Publicidade

Convite a quem nos visita

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Os Mártires do Brasil

Trata-se de 40 jovens, quase todos entre os 20 e os 30 anos de idade, que se dirigiam de barco para o Brasil, a fim de ajudar na sua evangelização, mas que, nas Ilhas Canárias, foram interceptados por navios de calvinistas que, sabendo que eles eram missionários católicos, os deitaram ao mar. Era o dia 15 de Julho de 1570.
Chefiados pelo Padre Inácio de Azevedo, 32 eram portugueses e oito espanhóis. Mesmo depois de ferido na cabeça, o chefe da expedição missionária exclamava: “Filhos, não temais, esforçai-vos! Ó meus filhos! Que grande mercê é esta de Deus! Ninguém tenha medo, nem fraqueza”.
Foram beatificados por Pio IX em 11 de Maio de 1854 e a sua festa litúrgica celebra-se a 17 de Julho. Já passou o seu dia, mas, o seu exemplo é sempre actual. Aqui fica esta lembrança com 5 séculos, mas que se reveste de uma actualidade impressionante.
Imagem: O quadro em cima é da autoria de Giuseppe Baguasco (1855) e retrata a visão de Santa Teresa de Ávila no próprio dia do martírio. Muito curioso...

Sem comentários: