Publicidade

Convite a quem nos visita

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Santa Maria Madalena

Comentário ao Evangelho do dia feito por São Gregório Palamas (1296-1359), monge, bispo e teólogo, Homilia 20: PG 151, 266.271.
«Vai ter com os meus irmãos»
Entre as que trouxeram perfumes ao túmulo de Cristo, Maria Madalena é a única cuja memória celebramos. Cristo tinha expulsado dela sete espíritos (Lc 8,2), para dar lugar às sete operações da graça do Espírito. A sua perseverança em ficar perto do túmulo valeu-lhe a visão dos anjos e a conversa com eles; depois, após ter visto o Senhor, tornou-se Sua apóstola junto dos apóstolos. Instruída e plenamente assegurada pela boca de Deus, vai anunciar-lhes que viu o Senhor e repetir-lhes o que Ele lhe disse.
Consideremos, meus irmãos, quanto Maria Madalena cedia em dignidade a Pedro, o chefe dos Apóstolos, a João, o teólogo bem-amado por Cristo, e quanto ela foi, no entanto, mais favorecida que eles. Eles, quando acorreram ao sepulcro, apenas viram as ligaduras e o sudário; mas ela, que permanecera com firme perseverança até ao fim à porta do túmulo, viu, antes dos apóstolos, não só os anjos, mas o próprio Senhor dos Anjos, ressuscitado na carne. Ela ouviu a Sua voz e assim Deus, pela Sua própria palavra, a pôs ao Seu serviço.
Nota: Hoje é o dia de Santa Maria Madalena. Se São Gregório Palamas (1296-1359), monge, bispo e teólogo, que diz estas palavras sobre Santa Maria Madalena, andasse na terra dos vivos, não passava sem levar uma valente repremenda, seria punido e demitido das suas funções pela hierarquia da Igreja Católica. Que estas palavras nos animem na esperança de uma Igreja mais fraterna e mais igual na distribuição dos sacramentos. Que Santa Maria Madalena, inspire o coração da Igreja Católica a se guiar mais pela força do Espírito de Jesus Ressuscitado e menos pela soberba do poder musculado contra a dimensão feminina da humanidade.
As referências litúrgica a Santa Maria Madalena, acrescentam-lhe ao nome «Discípula» eu não tenho qualquer reserva em acrescentar também a «Apóstola». Mesmo que muitos não gostem do acrescento aqui vai com toda a convicção e esperança na mudança...

2 comentários:

M Teresa Góis disse...

Coitado o S. Gregório....seria logo excomungado. A fábrica de Santos e Beatos do Vaticano nunca permitiria tal coisa.....

José Luís Rodrigues disse...

Ah... Sim, é verdade, cara amiga Tukakubana. Uma actualidade impressionante. Séc. XIII, até fico incréu.