Publicidade

Convite a quem nos visita

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Pensar em Deus é desobedecer a Deus

Poema de Fernando Pessoa / Alberto Caeiro (in "O Guardador de Rebanhos") Recitado por Mário Viegas (in CD "O Guardador de Rebanhos I", 1983; reed. Público, 2006)
...
Pensar em Deus é desobedecer a Deus,
Porque Deus quis que não o conhecêssemos,
Por isso se nos não mostrou...
Sejamos simples e calmos,
Como os regatos e as árvores
E Deus amar-nos-á fazendo de nós
Belos como as árvores e os regatos,
E dar-nos-á flores na sua Primavera,
E um rio aonde ir ter quando acabemos...
...
Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver do universo...
Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer,
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...
Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
Na cidade as grandes casas fecham a vista à chave,
Escondem o horizonte, empurram o nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que as nossas vistas nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a nossa única riqueza é ver...
In Blog: Macroscopio

Sem comentários: