Publicidade

Convite a quem nos visita

sábado, 23 de abril de 2011

DOMINGO DE PÁSCOA - A RESSURREIÇÃO

Ressurreição em latim (resurrectione), grego (a·ná·sta·sis). Significa literalmente "levantar; erguer". Esta palavra é usada com frequência nas Escrituras bíblicas, referindo-se à ressurreição dos mortos. No seio do povo hebreu, a palavra correlata designava diversos fenómenos que eram confundidos na mentalidade da época. O seu significado li-teral é voltar à vida, assim o acto de devolver uma pessoa considerada morta era chamada ressurreição; Existe a conotação esca-tológica adoptada pela Igreja Católica para esse termo que é a ressurreição dos mortos no dia do juízo final.
Através dos séculos, os cristãos ortodoxos sempre confessaram o credo dos apóstolos: “Creio na ressurreição da carne”. Esta confissão de fé na ressurreição “carnal” dos crentes é fundamentada na fé da ressurreição do corpo de Cristo. Apesar da convicção inabalável da igreja histórica na ressurreição da carne, existem, nos nossos dias, alguns que se julgam ortodoxos, mas não aceitam esta doutrina. No passado, também houve aqueles que se apartaram dessa confissão pregada pelo cristianismo apostólico, negando a realidade da ressurreição. Hoje, igualmente, alguns continuam sendo tentados a mudar de rumo negando a materialidade da ressurreição.
O que nos chama a atenção nisto tudo é que os tais não têm dificuldades em pregar um “túmulo vazio” enquanto, de forma irónica, negam que um corpo material (carnal) possa ter emergido deste. Em resumo, enquanto negam a materialidade da ressurreição, confessam a sua objetividade, e, baseados nesta confissão, concluem que têm uma fé bíblica. Cristo vivo, oferece-nos a vida em plenitude. Vamos agora abrir o nosso coração à força da fé.
Feliz Páscoa para todos...
Imagem de blog «Sonhos de crianças»

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite, José Luis!

Infelizmente muitos ainda questionam a divindade de Jesus. Gostei muito das informações contidas no seu post. Parabéns!

Páscoa é viver em constante libertação, é crer na vida que vence a morte.Páscoa é renascimento, é recomeço, é uma nova chance para nos aproximarmos de Cristo Salvador...

Um abraço carinhoso e que tenhas um domingo de muita paz!

Deus seja contigo

http://hajalluz.blogspot.com/

Priscila Rodrigues disse...

Olá.. seja bem vindo em meu blog, seguindo tbem =)

Estou na correria hoje, mas segunda passo aqui e leio seus posts, enquanto isso, vc esta convidado pra minha festa de aniversário lá em meu divã.

Obrigada ;)

José Luís Rodrigues disse...

Obrigado amigas Liene e Priscila, desejo-vos a continuação de uma santa e feliz Páscoa em Cristo Ressuscitado. Beijos cheios de afecto.