Publicidade

Convite a quem nos visita

terça-feira, 21 de junho de 2011

Lições do futebol

Tento tirar lições positivas e negativas dos acontecimentos.
O mundo do futebol - esse desporto que entusiasma tanta gente até ao tresloucamento de alguns - tem lições com interesse em que vale a pena reflectir.
Há treinadores que se entregam apaixonadamente à sua missão, dando o seu saber, a sua dedicação, sacrificando a presença junto da sua família, e muitos outros sacrifícios para elevar o clube, algumas vezes ao pódio máximo. Recebem então elogios de toda a gente ligada ao clube e exterior a ele. Louvores da imprensa, aplausos de todo aquele mundo. Mas quando os resultados começam a descer, - tantas vezes por motivos alheios ao treinador - a admiração por ele começa também a descer, e todos esquecem as vitórias anteriores, os campeonatos ganhos, as glórias alcançadas. Tudo o vento do esquecimento levou.
Segue-se a rescisão do contrato, a despedida amarga e até o espectro cruel do desemprego.É este o retrato da vida de todos os dias: do futebol da vida. Sempre que alguém rende na sua actividade, os êxitos são apreciados e louvados.
Mas quando a idade avança, quando a saúde falha, quando o desgaste debilita, quando as circunstância não são favoráveis, os maus resultados são lhe imputados, o apego desaparece, os valores são esquecidos e segue-se a rescisão do contrato e a despedida dolorosa.
Esta incoerência continuará a ser praticada no futebol e fora dele, por todos quantos olham os seus colaboradores apenas pela óptica do interesse, do rendimento, dos resultados.
Mário Salgueirinho, in Voz-Portucalense
Nota: como é possível que corram e escorram tantos e tantos milhões em dinheiro neste mundo sombrio em que se converteu o desporto rei... E mais grave ainda o endeusamento a que concorrem os que se destacam neste mundo. Preocupante!

Sem comentários: