Publicidade

Convite a quem nos visita

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

A família e a sociedade

A família de Nazaré faz-nos pensar um pouco sobre todas as famílias de hoje. A família continua a ser uma forma de crescimento humano e de educação fundamental para a pessoa. E bem sabemos que a sociedade do presente e do futuro depende essencialmente da família.
Todos reconhecemos que a família atual está a atravessar dificuldades muito graves. É certo que assim seja, porque os problemas que advêm daí estão à vista de todos. Porém, requer-se uma acentuada intervenção na educação para que a família retome o seu lugar na sociedade. Mais reconhecemos que a família em crise arrasta consigo toda a sociedade. Cada vez mais, reconhecemos que se todos os pais e todas mães se fossem verdadeiramente responsáveis pelos seus filhos a nossa sociedade estaria melhor e os problemas não seriam tão graves no que diz respeito à convivência social. 
A todos é pedido que se empenhem na educação para que a família continue a ser a principal escola de crescimento e de educação de todos os homens e mulheres, dentro dos parâmetros que a antropologia a definiu. Caso não exista esta consciência entraremos no caos e na perversão geral que tanto nos comove ou escandaliza hipocritamente. O discurso sobre o respeito, a fidelidade e a castidade, é, hoje, muito complicado, porque facilmente se apelidam as pessoas que o defendem ou o vivam no seu dia a dia, de que são retrógradas, cotas e de tradicionalistas. Os valores estão em crise, é visível por todo o lado. Os mais novos não estão com o mínimo de aptidão para receber e viver com valores.
Hoje, o que dá é ser o que o momento proporciona, porque não interessa a estabilidade emocional e a fidelidade aos valores. Nem muito menos que os compromissos perdurem. O que importa é viver a ocasião intensamente. Toda a instituição, como valor perene e estável, sofre muito com esta forma de pensar e viver dos tempos atuais.
Porém, mesmo que estes considerandos sejam um pouco negativos no que diz respeito à família, gostaria de salientar que existe uma multidão de pais e mães muito responsáveis e preocupados. São estes que desejo homenagear e incentivar, manifestando que o seu trabalho dedicado à educação dos vossos filhos é a missão mais nobre e sinal de que o amor de Deus ainda está bem presente neste mundo conturbado. Pelo coração de cada um de vós, Deus revela a grandeza do Seu amor pela humanidade. Bem hajam por terem assumido esta missão de serem pais.

Sem comentários: