«A Igreja tem uma história muito longa, essa história inclui uma parte equitativa dos canalhas, mas também inclui aqueles cujo heroísmo foi alcançado, apesar da oposição da Igreja oficial: Joana d'Arc e Oscar Romero, para citar apenas dois. (...)
Como é que alguns de nós ainda ficam na Igreja? No sofrimento, na tristeza, com a resolução de não ficar de fora por causa daqueles que dizem que estão falando em nome do Pai. Nós apenas não acreditamos neles. A Igreja não é uma instituição, é o povo, as pessoas que estão feridas e escandalizadas, não só pelos crimes sexuais de padres, mas o mais importante, pelo encobrimento por aqueles que estão no poder. Em 1959, a eleição do Papa João XXIII foi uma surpresa, uma espécie de milagre. Aconteceu uma vez. Isso pode acontecer novamente. Vamos esperar, na esperança teimosa, para que volte o milagre. Nós queremos certificar-nos que alguns de nós estão em casa quando isso acontece».
In Encontro do Metanoia & Why I Stay: A Parable From A Progressive Catholic
Nota: título nosso. Serve este texto para reacender a esperança no milagre dentro da nossa Igreja, mas também na nossa sociedade e especialmente na nossa terra a Madeira. Que na esperança, o nosso coração se anime com o que sempre proclamamos todos os dias, «Deus tarda, mas não falha»… Bom fim de semana para todos.
1 comentário:
Querido amigo, tenha um lindo final de semana. Beijocas
Enviar um comentário