Publicidade

Convite a quem nos visita

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Faz todo o sentido uma pergunta


Sei apenas que Léon Bloy (pertenceu ao grupo dos chamados católicos franceses) proclamou: «Como não amam ninguém, creem eles que amam a Deus». E mais ainda, «ninguém se aproxima de Deus afastando-se dos homens... E ninguém se dá reservando-se para Deus. Por que motivo nos teria Ele então oferecido o amor?» (Pergunta colocada pelo teólogo alemão Eugen Drewermann, que escreveu o polémico livro «Os Funcionários de Deus»).
A vida de ninguém não parece ser possível no caos e na desordem total. Mas também não parece ser possível viver com o coração a leste do amor.
Ora vejamos, todas as opções, todas as funções humanas e sociais requerem uma dose muito elevada de entrega apaixonada. Ninguém se realiza como pessoa humana sem a assunção deste sentimento como valor fundamental para felicidade e para a paz.
Por isso, é preciso fazermos do nosso dia a dia um encontro com os valores, especialmente, o do amor concreto para com as pessoas concretas, para que dessa forma se descubra a presença de Deus em cada rosto que se desvela no sorriso da alegria porque chegou a amizade. 

Sem comentários: