Publicidade

Convite a quem nos visita

terça-feira, 19 de julho de 2022

O Evangelho feito pelas mulheres

A missa do domingo passado (17 de julho de 2022) reservou uma passagem do Evangelho de São Lucas, deveras desconcertante e que devia ser valorizado com mais ênfase pela Igreja em geral e pelas nossas sociedades.

É um pequeno texto que tem como figuras centrais duas mulheres, Marta e Maria perante Jesus, que tinha sido convidado pela dona da casa, Marta. Ambas recebem bem. Mas, Marta destaca-se e atarefava-se numa azáfama estonteante para receber dignamente o Mestre. Maria, tomou a posição do discípulo, sentada aos pés de Jesus, escutava com atenção as suas palavras. Obviamente, que a maioria releva a atitude de Maria, porque escolheu fazer contemplação, aparentemente, um gesto mais submisso, que é do agrado do machismo. Menos valorizada é a atitude de Marta, que andava agitada e no ativismo, elementos mais do que suficientes para ensaiar um discurso negativo e de condenação da vida atual. Porém, não esqueço que Mestre Eckardt, surpreendentemente, chamou a atenção para o fato de considerar a verdadeira mística, afinal, era Marta.

O grande ensinamento que se tira deste episódio é de que Jesus aproveita para nos mostrar o que é o discipulado ou o apostolado, a partir de duas figuras femininas e não masculinas como habitualmente se faz crer. Até parece que a evangelização para ser autêntica só pode ser feita pela voz masculina. 

Por isso, nem uma nem outra atitude exclui a outra. Ambas se complementam. Mas, poderão afirmar que Jesus destaca a atitude de Maria: «Maria escolheu a melhor parte». Não acredito que Jesus o tenha dito exatamente assim. Dois mil anos de peripécias produzidas pelas vicissitudes das traduções, pressionadas pelo patriarcalismo e pelo machismo reinante devem ter feito muito mal à riqueza da mensagem do texto e desvirtuado o pensamento de Jesus.

Assim, iluminados pela riqueza deste texto, na atitude de Maria, somos tomados a considerar que para a vida toda e para todas as vidas, em qualquer circunstância, só nos fará bem escutar e contemplar a mensagem, que nos ajude a nos descobrirmos, a vermos bem de onde viemos, para que estamos e para onde vamos. Como disse Sophia de Mello Breyner: «Deixai-me com as coisas/ Fundadas no silêncio». Nenhum Homem é uma besta de carga.

Porém, na irrequietude de Marta, somos também convocados para a ação, a missão da vida concreta e aí sentimos como nos devemos implicar nas obras concretas que edificam o mundo e concedem dignidade aos nossos semelhantes. É preciso transformar o mundo e transformar a pessoa com a mais nobre qualidade que foi dada à humanidade, a inteligência para conjugar o verbo fazer.  

É pena que no geral a Igreja Católica ao celebrar a missa, quando aparece este texto se reduza à interpretação enviesada, sem relevar o quanto está aqui presente uma mensagem sobre o apostolado. E mais ainda considerar sem medo que Jesus no seu grupo tinha mulheres e homens, ambos unidos foram o sinal da fraternidade ou da irmandade que Jesus fundou. É pena que não sejamos capazes de fazer valer nos «tempos sinodais» este quadro fraterno, profundamente evangélico e tão fiel ao sonho de Jesus.

1 comentário:

Severino Olim disse...

Pe. José Luís. Excelente reflexão sobre as atitudes destas duas mulheres. Acredito que ao longo de mais de 2000 anos, as traduções dos textos evangelho seguiram a mentalidade de uma civilização machista. Um abraço.